TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões E Discussões

Casos: Questões E Discussões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  3.837 Visualizações

Página 1 de 2

São Tomás de Aquino:

1. Qual o objetivo de São Tomás de Aquino ao formular “ As cinco vias da existência de Deus” ?

As cinco vias consistem em cinco grandes linhas de argumentação pelas quais se pode provar a existência Divina, de modo que São Tomás de Aquino as formulou com tal objetivo. O mesmo pretendia demonstrar racionalmente aquilo que a fé revela. De fato é um paradoxo, no entanto São Tomás acreditava que era possível assim, pela razão, reconhecer as marcas do Criador em sua Criação.

2. Qual a importância da causalidade na argumentação de Tomás de Aquino ?

Os argumentos de Aquino são essencialmente causais, os mesmos usam da indutividade para evidenciar a existência de Deus, como exemplo na primeira via quando ele diz que é necessário que se chegue a um primeiro movente que não seja movido por nenhum outro, e este todos entendem por Deus. Desta forma seria imprescindível o uso da causalidade em suas argumentações nas cinco vias.

3. Que relação podemos estabelecer entre as “cinco vias” ?

Todas as cinco vias tem como finalidade provar a existência de Deus através da razão. A alegação de Tomás de Aquino demonstra cinco argumentos diferentes para que se considere plausível a existência do Divino. A primeira atesta que tudo que se move é movido por algo, e é evidente que existe um primeiro movente que não seja movido por outro. A segunda trabalha com a ideia de que é preciso admitir alguma causa eficiente primeira. A terceira diz que é necessário admitir um ser que seja necessário por si, não tendo fora dele a causa de sua necessidade, pelo contrário, que seja ele mesmo, a causa da necessidade dos outros. Já a quarta via chega a conclusão de que existe algo que é a causa da existência de todas as coisas. Finalmente a quinta via diz respeito a questão da inteligência, tal qual as coisas não inteligíveis procuram um objetivo dirigido por alguém, sendo assim necessário admitir uma inteligência primeira que ordena todas as coisas da natureza para seu correspondente objetivo. Todas essas alegações e argumentos apontam para uma única resposta, a existência de Deus.

4. E que sentido podemos entender a terceira via como argumento ‘cosmológico’?

5. Qual a concepção de Deus que encontramos nas ‘cinco vias’ ?

É possível extrair das ‘cinco vias’ o entendimento que Deus além de ser o movimento primeiro que gere o Universo, ele também é a causa eficiente primeira, assim como a causa de sua própria necessidade, não sendo preciso ter uma necessidade externa a Ele, ademais, Ele também é a causa da existência de todos os seres e finalmente é a inteligência suprema, inteligência primeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com