TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões metafísicas

Tese: Questões metafísicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

As indagações metafísicas

1 – Qual é considerada a questão metafísica fundamental? Por que somos levados a formulá-la?

A questão fundamental da metafísica é a pergunta “o que é?”. Somos levados a formulá-la devido à curiosidade que temos de compreender como um determinado objeto ou pessoa, por exemplo, preserva sua identidade original ainda que apareça de diversas formas físicas diferentes à nossa consciência. Identidade esta que nos permite reconhecer alguma coisa independente de seus acidentes.

Capítulo I

O nascimento da metafísica

11 – Explique como e por que Parmênides diferencia entre perceber e pensar.

Até então, a cosmologia preocupava-se em estudar a natureza como um cosmo, ou seja, de ordem regular, de constante surgimento, transformação e desaparecimento das coisas. A cosmologia buscava a explicação do devir, que seria o que leva uma coisa passar a existir de maneira contrária a que possuía anteriormente, como por exemplo: o frio se torna quente, o pequeno se torna grande, o vivo morre etc. Sendo assim, Parmênides tornou a cosmologia impossível ao afirmar que o Ser é único, imutável e não contraditório. A mudança de uma coisa para a sua coisa contrária seria o Não-Ser, e o Não-Ser é nada.

Diante desses apontamentos, Parmênides considerava o cosmo como ilusório, feito de aparências das quais formulamos nossas opiniões e, por isso, fez distinção entre o perceber e o pensar. Segundo Parmênides, perceber é ver a natureza de forma múltipla, mutável e contraditória, ou seja, uma aparência irreal do Ser, que não possui nenhuma dessas características. Logo, o Ser que é uno, idêntico a si mesmo, imutável, não contraditório e eterno seria visível apenas ao pensamento, portanto, só poderia ser contemplado através do exercício de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com