TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO “ALEGORIA DA CAVERNA”, DE PLATÃO

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  2.766 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Engenharia Elétrica. Faculdade Estácio de Belém. Av. Gov. José Malcher, 1148, Nazaré - CEP 66055-260. Belém, PA

RESENHA DO TEXTO “ALEGORIA DA CAVERNA”, DE PLATÃO.

   Na República de Platão, o filósofo grego levanta muitas questões pertinentes à base da existência humana. Séculos mais tarde, O Show de Truman levantou preocupações semelhantes, retratando Jim Carrey, o protagonista do filme, em uma realidade alternativa. Analisando e decifrando as conexões entre os argumentos filosóficos de Platão, no texto Alegoria da Caverna ao filme do Peter Weir, O Show de Truman. Há muitas semelhanças entre o filme do século XX e a reflexão filosófica de Platão, especialmente em lidar com a realidade física e psicológica, bem como a necessidade de intuição e compreensão, facetas filosóficas na conclusão de O Show de Truman.

   Em Alegoria da Caverna, alguns indivíduos estão acorrentados a uma parede desde o nascimento e só podem ver sombras e ecos. Quando um dos indivíduos é libertado, ele sai para a luz para ver o "mundo real". A República de Platão diz, "Quando ele se aproxima da luz seus olhos vai se deslumbrar, e ele não será capaz de ver nada do que agora são chamadas realidades." Isto mostra como o homem na Alegoria é ajustada à realidade e ele é apresentado com que é tão básico em comparação com a realidade que nos é apresentada. Conforme o tempo passa, o homem na Alegoria é capaz de ajustar a sua nova realidade. "E em primeiro lugar ele vai ver as sombras melhor, ao lado das reflexões de homens e outros objetos na água, e depois os próprios objetos; então ele vai contemplar a luz da lua e as estrelas e o céu", é uma citação da República, onde o homem começa a aceitar seu novo ambiente. Quando o homem na Alegoria retorna e tenta explicar o outro mundo para seus antigos companheiros, os mesmos respondem violentamente. A República prevê que o homem que compartilha este novo mundo com os prisioneiros será posto à morte. "Se alguém tentou perder outro e levá-lo até a luz, deixe-os apenas pegar o infrator, e que iria matá-lo."

   Em O Show de Truman, o personagem de Jim Carrey, Truman, cresce em um estilo de vida totalmente ficcional. Ele frequenta a escola, obtém amizades e uma família unida, e até mesmo começa uma carreira em uma empresa local. Truman acredita que ele vive a vida de qualquer pessoa média de sua idade; uma vida que é inteiramente aceitável ao seu conhecimento. No entanto, para o mundo exterior, que é a comunidade global que vivem além da cúpula em que o "ator" é mantido dentro, a vida de Truman é apenas uma mera fantasia; o personagem não tem nenhuma compreensão da sua situação, até o final do longa-metragem. O filme, portanto, representa uma grande variedade de questões filosóficas, especificamente em lidar com as complicações da psicológica "realidade", como Truman não tem nenhum entendimento ou compreensão do seu lugar entre o mundo e, assim, sua verdadeira identidade.

   No Livro VII, Platão finalmente introduz sua famosa alegoria, enfatizando que a pessoa que questiona os objetos/coisas e começa a aprender e contemplar realidades alternativas será o indivíduo que rompe com grilhões da caverna e tornar-se mais perto da verdadeira compreensão. Assim, como Platão teria, no final do filme, quando Truman, finalmente, questiona a realidade em que é apresentada e tenta deixar o set do show, ele estaria, essencialmente, deixando sua caverna, aumentando sua conceituação da vida e sua percepção da realidade. Estas questões, de acordo com Platão, permite que uma pessoa  veja o mundo em um comportamento mais completo, que é precisamente o que o personagem de Jim Carrey faz no filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com