TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA TEXTO HASHTAG

Por:   •  12/5/2015  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica do texto Proliferação das #hashtags: lógica da ciência, discurso e movimentos sociais contemporâneos, de Fernanda Costa-Moura.

No artigo Proliferação das #hashtags: lógica da ciência, discurso e movimentos sociais contemporâneos, a autora aborda a problematização introduzida pela operação científica para a sustentação do lugar do sujeito no campo discursivo.

O artigo fala sobre um novo modo de protestar, uma nova forma de expor sua opinião, vontade, objetivo. Focando em acontecimentos atuais em que toda a concentração, toda a organização da reivindicação, foi organizada virtualmente, à distância, sem lideres ou figuras a frente dessa revolução. A “propagação viral” é o modo utilizado para realizar a divulgação dessas causas, utilizando as redes sociais (Facebook, Twitter, VK, Instagram) como meio de circulação da informação, e não mais o boca a boca, ou cartazes e panfletos.

A maioria desses movimentos tem por finalidade a oposição política ou a reivindicação de direitos, por mais que a maioria dos participantes não tenham conhecimento amplo nessas áreas, eles estão lá simplesmente pelo fato de terem aderido a manifestação por terem sido atraídos pela propagação viral. Essa etapa da propagação viral é somente a primeira fase da manifestação em si, nela se utiliza novos termos os quais pode se dizer que substituem os cartazes, panfletos, carros de som e etc, são elas as # (hashtags). Utilizadas para enfatizar algo, as # foram criadas nesse novo mundo virtual.

Essa nova forma de protestar não para por ai, a segunda etapa seria a parte física, onde as pessoas que aderiram ao movimento virtualmente, encontram-se em locais pré determinados e horários estabelecidos, e simplesmente com sua presença fazem o protesto acontecer, tendo em vista que a difusão da mensagem pelo mundo virtual foi tão forte que qualquer pessoa que passar pelo local, ou ouvir falar de um aglomerado de pessoas, terá noção de que e porque aquilo está acontecendo.

Uma das táticas mais eficazes utilizadas pelos manifestantes é o encontro em pontos vitais da cidade, como rodovias, centros urbanos e locais de grande movimento e importância para a cidade, sempre em horários de pico, para poderem mostrar sua presença e a força do movimento.

Mesmo não tendo lideres concretos, como em partidos políticos, esses movimentos encabeçam algumas figuras como “lideres”, figuras essas anônimas, como por exemplo a grande organização anônima “anonnymous” que sempre está presente em varias, se não todas as manifestações de grande porte realizadas no Brasil. Essa organização também é responsável pelo vazamento de informações confidenciais ou de difícil acesso a população, informações essas que foram escondidas da população. Ainda sobre as organizações vale saber que não são formadas somente de meros usuários da internet, tratam-se de hacker, crackers, engenheiros e usuários avançados da internet, pois esses estão a frente da busca e divulgação primaria de informação.

No mundo virtual, os usuários nem sempre expõem sua pessoa, como assim? Eles utilizam-se do anonimato criando perfis falsos para protegerem sua identidade, e proliferam suas idéias através das hashtags, que com o apoio do “like” (ato de sugerir gostar de uma publicação, e em seguida compartilhar a mesma) fazem com que a informação viralize cada vez mais, e alcance vários níveis sociais. Também existem os “memes” que tem por finalidade ridicularizar ato ou acontecimento, ou simplesmente enfatizar com uma imagem algo que foi de grande importância ou simplesmente algo marcante em certo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com