TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESILIÊNCIA É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA

Por:   •  17/11/2018  •  Resenha  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

PENSAMENTO SISTÊMICO

Em uma empresa o papel do líder é muito importante, exigindo que características como capacidade de comandar pessoas, as impactar e influenciar positivamente componha o perfil desse profissional. A rotina das organizações varia de acordo com cada empresa, e é natural que existam diferentes tipos de liderança:

- Perfil Resiliente: capacidade adaptativa as mudanças, a situações de pressão, adversidades, desafios e transformações, mantendo o foco, a produtividade e a eficácia, trabalhando de forma pró-ativa, ter inteligência emocional.

RESILIÊNCIA É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA – LEONARDO GRAPEIA, 2004.

- Perfil Situacional ou Camaleão: liderança moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores. Sua gestão só é boa quando esta tudo bem, numa situação não favorável para a empresa não é um líder que vai fazer diferença.

- Perfil Liberal: definida pela ausência de influência direta na evolução de seus colaboradores, deixando que a equipe tome decisões com liberdade, participando apenas quando a ação do líder for requisitada, ou seja, em sua liderança, o gestor liberal tem a função de ser um facilitador das atividades da equipe, fornecendo informações e estimulando seus colaboradores, isso tudo só acontece quando uma equipe é bem preparada, madura.

- Perfil Autocrático: a ênfase dessa liderança é o próprio líder, onde ele centraliza totalmente a autoridade e as decisões, e os subordinados não tem nenhuma liberdade de escolha. A figura chefe se sobressai e as pessoas recebem ordem possuindo pouco espaço para questionamentos ou sugestões, somente esse perfil não vai trazer a coesão da equipe, o seja esse perfil tem que ser usado com muita cautela.

A integração dos Sistemas:

Conjunto de partes interagentes e interdependentes, que formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

Essa interdependência entre os setores da empresa é fundamental para um bom funcionamento da organização.

Uma organização é um sistema vivo, pois uma empresa interage com o meio, tem funcionários entrando, saindo, uma estratégia mercadológica, obstáculos a enfrentar da economia por exemplo.

A relação da organização com o ambiente externo é direta, não tem mais como separar esses dois ambiente, pois se um sistema sofre uma alteração, os resultados serão sentidos em todos os demais sistemas.

Principal finalidade do PENSAMENTO SISTÊMICO:

  • Melhor compreensão da realidade do ambiente.
  • Alcançar uma visão mais abrangente e integrada.
  • Entender as variáveis do ambiente, tendo em mente que ha uma interdependência entre os elementos organizacionais.
  • Buscar alternativas sustentáveis para solução de problemas.
  • Possibilidade de organizar soluções mais efetivas para as organizações.
  • Produções de resultados melhoram a competitividade das empresas – profissionais com uma visão mais abrangente tem condições de alcançar objetivos maiores dentro da organização.

  • STAKEHOLDERS: SÃO TODAS AS PARTES INTERESSADAS NA MANUTENÇÃO EFETIVA DO NEGÓCIO.
  • PROFISSIONAL HÍBRIDO: PROFISSIONAL QUE TEM MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS

Dentro das organizações existem três sistemas e que estão interligados entre si:

  • Sistema Estrutural: representa a estrutura da empresa em termos de hierarquia, nível estratégico, autoridade, regulamentos, normas que são regidas pela organização.

  • Sistema Social: é a própria integração dos colaboradores e as possibilidades de relação da parte gerencial e estratégica no que diz respeito à motivação, com o objetivo de trazer um engajamento dos funcionários.
  • Sistema Tecnológico: é a interação dos colaboradores com a tecnologia da empresa, conhecimentos técnicos, favorecendo o aprendizado organizacional.

As empresas são caracterizadas por dois sistemas: aberto e fechado.

  • Sistema aberto: tem permanente interação com o ambiente externo e são chamados de sistemas orgânicos, e nesse sentido podemos definir que as empresas com esse sistema sofrem influência das variáveis externas tais como: políticas econômicas, variáveis sociais, tecnológicas, éticas, ecológicas e de ordem legal.

A empresa aberta também interage com os fornecedores, clientes, concorrentes, governo, acionista – FOCO NO CLIENTE.

ENTRADA-PROCESSAMENTO-SAÍDA DE FORMA INTEGRADA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES.

  • Sistema Fechado: são sistemas que não sofrem influencia do ambiente externo. São sistemas normalmente criados pelo homem, tais como máquinas e motores e, além disso, podemos dizer que os sistemas burocráticos são sistemas fechados, pois não consideram as variáveis externas, dando ênfase apenas ao processo interno.

Importância da Empresa com Sistema Aberto

  • Velocidade da informação tirou as empresas da zona de conforto. Ex: instabilidade do dólar.
  • Os negócios passaram a ser mais dinâmicos.
  • Muitas empresas não estão preparadas para os desafios trazidos pela inovação.
  • Alterações das forças competitivas - hoje têm dois âmbitos responsáveis pelo reflexo do nosso consumo a parte do ocidente e a parte do oriente, então desde nosso consumo informal, como na parte do ocidente em termos tecnológicos, ou seja, todo desenvolvimento da tecnologia, Vale do Silício, antes só ouvia falar em empresas como o Google, Dell, mas hoje em dia com um sistema aberto essa tecnologia, essa interação esta ao alcance de todos.
  • O planejamento tem uma conotação extrema, fundamentação e relevante para qualquer tipo de operação, ninguém, sob pena, de ter um revés financeiro vai tomar uma decisão sem planejamento algum.
  • Trazendo assim a valorização do aprendizado que vai oferecer a empresa uma força competitiva maior em comparação a concorrência, pois ela vai ter conhecimento.

Ocorrências decorrentes da falta da integração da empresa com ambiente externo

Dentro da Empresa

  • Problema de gestão
  • Gerando insatisfação entre os colaboradores - carência em aspectos emocionais
  • Comunicação problemática

Ambiente externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com