TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Resolver Problemas

Por:   •  12/2/2017  •  Resenha  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  2.526 Visualizações

Página 1 de 4

POLYA, G. (George), 1887- A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático/ G. Polya; tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. – 2. Reimpr.-Rio de Janeiro: interciência, 1995.

Citações Representativas-

O estudante deve adquirir tanta experiência pelo trabalho independente quanto lhe for possível. Mas se ele for deixado sozinho, sem ajuda ou auxilio insuficiente, é possível que não experimente qualquer progresso. Se o professor ajudar demais, nada restará para o aluno fazer. O professor deve ajudar nem demais nem de menos, mas de tal modo que ao estudante caiba uma parcela razoável do trabalho. (p. 01)

Professor e aluno. Imitações e práticas. Há dois objetivos que o professor pode ter em vista ao dirigir a seus alunos uma indagação ou uma sugestão da lista: primeiro, auxiliá-lo a resolver o problema que lhe é apresentado; segundo, devolver no estudante a capacidade de resolver futuros problemas por si próprio. (p. 02)

“ Se for preciso auxiliar o aluno e aproveitar sua ideia, deve-se começar de novo, se possível, por uma indagação ou sugestão genérica da lista e, se necessário, voltar a alguma mais especifica e assim por diante. ” (p.14)

“ Qual a vantagem em assim proceder? É preciso compreender o problema, familiarizar-se com ele, gravar na mente seu objetivo. A atenção concedida ao problema pode também estimular a memória e proporcionar a recordação de pontos relevantes. ” (p. 25)

Considere o seu problema por diferentes lados. Destaque as diferentes partes, examine os diversos detalhes, examine repetidamente os mesmos detalhes, mas de maneiras diferentes, combine-os diferentemente, aborde-os por diversos lados. Procure perceber algum significado novo em cada detalhe, alguma nova interpretação do conjunto. (p. 26)

Texto Crítico-

O presente livro, “A arte de resolver problemas”, traz uma visão de como um professor pode ajuda ao aluno dentro da sala de aula. Criando no mesmo um desejo de querer aprender e buscar várias maneiras de adquirir conhecimento. O professor é um instrumento fundamental para a vida de um estudante ele deve criar uma mentalidade ao mesmo de que sempre existe uma resposta para suas dúvidas, basta correr atrás para aprender.

Segundo o autor do livro o aluno deve sempre indagar em busca de seus conhecimentos. O mesmo deve ter consciência de que isso irá ajuda ló por toda a sua vida não são na escola, mas também em sua vida profissional. O professor é quem ajuda ao estudante em suas indagações para que ele futuramente não precise de ajuda e resolva sozinho. O professor com sua experiência profissional, deve transmitir ao aluno o interesse de sempre buscar uma resposta para um determinado assunto, sempre se esforçando ao máximo para que ele possa resolver suas indagações com isso o mesmo irá ter uma visão mais apurada de um determinado problema que venha aparecer durante a aula.

Os alunos devem ter uma visão de que para eles conseguirem resolver os problemas ele deve entender o que está se pedindo em cada situação. Deverá também elaborar um plano de como somo solucionar tal problema assim ele terá uma noção de como trabalhar com cada imprevisto que possa vim em suas atividades. Cada questão deve ser estudada antes de ser resolvida para que não venha acontecer de ele ter dificuldades na hora de terminar suas questões podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com