TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando uma estratégia de educação de resolução de problemas baseada no livro de George Poillie “A arte de resolver problemas”

Seminário: Usando uma estratégia de educação de resolução de problemas baseada no livro de George Poillie “A arte de resolver problemas”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

1 – O autor inicia o capitulo afirmando que o grande objetivo da escola é preparar o aluno para resolver situações problemáticas que ele encontra em seu cotidiano e que encontrará em sua vida adulta. Com base no texto, como a escola e, em especial, o (a) professor (a) de Matemática pode colaborar na preparação de seus alunos para que eles possam resolver tais situações?

A escola e em especial, o professor de Matemática, colabora com o incentivo à disposição para resolver certos problemas, desperta no aluno, a capacidade de interpretar um problema, de analisar informações e decidir quais são os mais importantes para a resolução e ate mesmo argumentar e defender idéias lógicas, a partir de informações coletadas da realidade.

2 - Identifique e comente cada uma das etapas da resolução de problemas, segundo Polya.

1º compreensão do problema – É a fase das perguntas como: Qual é o enigma? Quais são os dados? Qual é a condição? São perguntas importantes para uma boa resolução de problemas.

2º Estabelecimento de um plano – Etapa que surgem perguntas que ajudam como: já viu esse problema antes? Conhece teoremas que poderia ser útil? Ou seja, uma avaliação do problema para facilitar sua resolução.

3º Execução do plano – É a etapa em que se verifica se os passos tomados estão corretos.

4º Retrospectiva – Conferir o resultado, olhar se poderia ser feito de outro procedimento e se poderia ser usado o resultado ou método para outros problemas.

3- Faça uma síntese dos principais pontos a serem observados pelo (a) professor (a) no momento de planejamento de situação matemática a ser trabalhada em sala de aula.

São varias as definições de problemas apresentados pelos professores e educadores, sendo que, eles utilizam às vezes outros termos para destacar características do que é um problema. Alguns educadores gostam que os problemas propostos aos alunos, devem ser solucionados por meios de situações reais, outros já utilizam meios pela analise de só resolver pela Matemática pura.

Em sala de aula, são apresentados problemas, que existem vários tipos de interpretação por parte dos alunos,pois todos eles têm um tipo de conhecimento e esses problemas passam a ser vistos de maneira diferente por cada individuo, sendo que muitos professores acham que a resolução de atividades em sala é uma resolução de problemas, se engana, pois estão só exercitando a imitação, a repetição e a memorização.

Alguns professores utilizam as estratégias de ensino sobre resolução de problemas, baseados no livro “A arte de resolver problemas”, de George Polya, onde eles mostram a seus alunos, as fases, estratégias e posturas para a resolução de problemas, pois é necessário que o aluno tenha a iniciativa de ir sozinho ou até em grupo atrás de construir soluções de problemas.

Um problema pode ser estruturado pelo professor, onde ele organiza as soluções já vistas para resolver outros problemas com estudos de varias hipóteses e o que caracteriza uma situação-problema não é só a exigência de que ela esteja no contexto mundial, mas sim uma serie de acontecimentos apresentados pelos mediadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com