TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO INFORMATIVO CRÍTICO DO TEXTO DE FILOSOFIA

Por:   •  28/8/2022  •  Resenha  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO INFORMATIVO CRÍTICO DO TEXTO DE FILOSOFIA.

As percepções da aprendizagem se evidenciam por tendências pedagógicas que surgem a seu tempo para responder e atender uma necessidade dentro do processo educacional, sofrendo modificações ou até mesmo perdendo pertinência quanto à aplicação, num determinado contexto. Luckesi, 1994 em Filosofia da Educação propõe duas vertentes para a educação: A redentora e transformadora, pontuando que as tendências e manifestações não são puras ou conceituação correlacionando.

Na perspectiva redentora, anteriormente apresentada, percebemos que esta está mais voltada para as pedagogias liberais e as transformadoras as progressistas, além de elencar nestas categorias as vertentes pedagógicas. Em relação às Progressistas: libertadora; libertária; crítico-social dos conteúdos. Propões a os docentes que se identifiquem “articulando- se e auto definindo- se” diante dessas nuances teóricas, que irão ser trabalhadas, através de uma reflexão expositiva onde Luckesi tem como ponto de apoio e referência o pensador e pesquisador José Carlos Libâneo que reproduz no capítulo 1 "Tendências Pedagógicas na Prática Escolar" — do seu livro Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos, em 1985, onde questiona e analisa as diferentes tendências pedagógicas que mais se destacam naquele momento vivido, bem como seus desdobramentos destas práticas educacionais , dentro do ambiente escolar , além do exercício da democratização e da pratica das interações sociais existentes e praticadas dentro das escolas públicas.

As diferentes tendências foram divididas e agrupadas em dois conjuntos de modelos de pratica pedagógicas, correspondendo a diferentes tendências. Ficando distribuída e separada da seguinte forma: Pedagogia liberal tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva, tecnicista; Já em contra partida do outro lado, temos a: Pedagogia progressista, libertadora, libertária, crítico-social dos conteúdos.

Iniciamos com pedagogia Liberal, que ao contrario não se constitui em uma proposta que pode ser atribuída avanços dentro dos processos educacionais, pois não é progressista ou renovadora, ao contrario ela é resultado de uma sociedade capitalista divida em classes sociais, passando por cima das desigualdades sociais onde todos estão imersos. Está dividida em liberal tradicional e liberal renovada que se desdobra de acordo com o texto em: liberal renovada progressista, liberal renovada não diretiva, liberal tecnicista.

A tendência liberal tradicional, busca concertar sua atuação na preparação do individuo ( aluno), para ocupar o seu lugar dentro da organização social que lhe esta reservado. A cultura apesar de ser um pouco valorizada, não se torna algo prioritário. A pratica metodológicas tradicionais são as que mais são priorizadas, sendo que os conteúdos são aplicados como se focem verdades absolutas ,ao aluno cabe receber as informações sem questionar, e ale também cabe cumprir com tudo que for previsto dentro de um código disciplinar rígido.

De acordo com a tendência liberal renovada, o ensino tem como função, fazer a mediação entre o ensino e as necessidades do educando diante do meio social. A escolha dos conteúdos devem levar em conta prioritariamente as experiência do dia a dia do aluno, para que possam adquirir, sentido e possa dar mais significado ao processo de ensino-aprendizagem.

Esta tendência liberal não diretiva, preocupa-se em proporcionar aos alunos um estudo significativo, voltado para uma formação que valorize mais as atitudes e a parte comportamental, oportunizando uma mudança interna do indivíduo. Através dos conteúdos direcionados, procura-se aprimorar a comunicação social e ampliar as relações interpessoais. Aqui o professor o professor tem por meta fornecer ajuda ao aluno, para que este consiga ordenar e organizar as suas ideias, sendo que no foco o processo educacional está centrado na figura do aluno como ser ativo.

Na tendência liberal tecnicista, a centralidade está em uma metodologia voltada para a educação de massa, priorizando uma formação que possibilite a formação e preparação do educando parra o mercado de trabalho, ou seja preocupa-se em desenvolver habilidades que possam proporcionar ao aluno conseguir se colocar no mercado profissional . Os conteúdos são colocados de forma objetiva, com metodologias mais amplas, dentro de uma sistemática técnica.

Na contra partida encontramos a pedagogia progressista, que defende um caráter sócio-político da educação, compreende a educação como uma forma de superação coletiva, possibilitando aos estudantes uma participação ativa em sociedade nos diferentes segmentos sociais, atuando de forma critica e participativa.

Na sequência, temos a tendência progressista libertadora, encontramos um processo de interação entre o aluno e o professor, que juntos, buscam através dos conteúdos selecionados e trabalhados, uma maior compreensão e superação da realidade . A proposta é de que a educação deve ser autogerida, dando autonomia para o aluno, e o professor se coloca como mediador do conhecimento , nos grupos de debates de ideias .

A tendência progressista libertária, defende como um de seus propósitos fundamentais a autogestão, centrando o trabalho na busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com