TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Informativo Hiroshima

Dissertações: Resumo Informativo Hiroshima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do estado da Bahia

Aluna: Stefani Monique Vasconcelos Silva

Matéria: Seminário Interdisciplinar de Pesquisar I Professora: Tatiana

Curso: Direito Semestre: 1º

Resumo Informativo

Luta pela vida

Na obra de John Hersey, é narrada de forma descritiva a história de seis sobreviventes do ataque dos Estados Unidos sob a cidade Japonesa Hiroshima.

Tudo começa em um dia qualquer. Os habitantes de Hiroshima foram surpreendidos por um enorme clarão, seguido de destruição em massa. Ainda assim, em meio de enumeras mortes, houve sobreviventes, dos quais foram escolhidos seis para o relato dos fatos, antes, durante, e depois da bomba. A Srta. Toshiko Sasaki, o Dr. Masakasu Fujii, a Srta. Hatsuyo Nakamura, o padre Wilhelm Kleinsorge, o Dr. Terufumi Sasaki, e o reverendo Kiyoshi Tanimoto: Guerreiros que deram o sangue, dispostos a morrer pela honra de sua pátria, enfrentam suas próprias limitações para ajudar com todas as forças os feridos que também lutavam pela sobrevivência.

A Srta. Hatsuyo Nakamura, mãe de três filhos e viúva, viu-se, como todos os outros, desesperada no momento da explosão. Sua casa caíra sobre si e seus filhos. Foram logo ajudados, mas por diversas vezes, caíram doentes, por conta dos ferimentos e radiointoxicação. Após a bomba, mesmo com fraqueza e cansaço constantes decorrentes da radiointoxicação de que fora atingida, lutava pela sobrevivência. Pobre, buscara trabalho, que na verdade não lhe proporcionara nada além da comida de cada dia. Com o passar do tempo, conseguira um trabalho melhor em uma firma, assistência médica (que fora proporcionada gratuitamente a todos os sobreviventes da guerra). Seus filhos cresceram, se formaram, casaram-se e passaram a ajudar a mãe, que após mais de quarenta anos após o ocorrido, via-se mais feliz, estável financeiramente, com sua casa, ofertada por um programa de um senhor chamado Floyd W. Schmoe por um aluguel de aproximadamente um dólar por mês.

O Dr. Terufumi Sasaki, que na época do ataque estava recém-formado, com apenas vinte e cinco anos, costumava atuar sem a devida licença e uma vez fora espancado por isso. Na hora da explosão se encontrava em um hospital em Hiroshima, onde tinha acabado de se apresentar. Fora de grande ajuda às vitimas. Anos após o ocorrido, as cenas ainda vinham em sua mente, porém casara-se e estava sendo muito feliz. Foi cirurgião-chefe do Hospital da Cruz vermelha, até que decidiu abrir uma clínica particular e construir sua própria carreira e então prosperou. A radiação da bomba debilitou muita gente, trouxe cânceres, envelhecimento acelerado, entre vários distúrbios. Sua mulher fora vitima de um desses e falecera em 1972 com um câncer mamário. Após isso, o Dr. Passou a dedicar sua vida às pessoas de mais idade.

O Padre Wilhelm Kleinsorge fora um dos que mais ajudou aos feridos. Mesmo cansado e depois também vítima das sequelas da explosão (pela radiação), não deixou de ajudar ao próximo e proclamar o que cria a quem já havia perdido as esperanças. Mesmo tendo uma vida sofrida, tendo sido hospitalizado diversas vezes com sintomas imprecisos, inconstantes, com os quais médicos de todos os lugares iam examiná-lo. Os anos se passaram, e como o Padre Kleinsorge amava muito o Japão, lutou e enfim conseguira sua cidadania, mudando seu nome para Makoto Takakura. Conheceu uma mulher que se candidatara a ser sua cozinheira, mas que acabou sendo sua confidente, que cuidara dele desde então. Sua saúde declinava a cada dia, fora internado novamente, e recebia sempre visitas de pessoas que batizara e ensinara durante sua vida, e que tinham a ele uma enorme afeição. Em 19 de novembro de 1977, falecera ao lado de Yoshiki-san a mulher que dele cuidava, de um médico e um sacerdote.

A Srta. Toshiko Sasaki tinha um noivo (que nunca mais vira) e dois irmãos, trabalhava em uma fábrica, no departamento de pessoal encarregado do arquivo, onde, quando houve a explosão, tudo veio abaixo, e a Srta. Sasaki fora atingida por duas estantes que caíram sobre sua perna esquerda, quebrando-a. Durante todo o período de resgate e tentativa de achar um lugar seguro, ela ficara com a perna imobilizada, e infeccionada, chegando a ser atendida por diversos médicos, inclusive o Dr. Sasaki, que embora não tinham nenhum parentesco, havia se simpatizado com ela, e fez de tudo para ajudá-la. Nesse meio tempo, ela ficara cada vez mais fraca e tivera depressão. Sendo visitada pelo padre Kleinsorge, que respondia-lhe perguntas sobre a vida, Deus, entre outras coisas. Logo, a esperança começava a ser reposta, e sua infecção apresentava melhora, ela então se preparava para converter-se ao catolicismo. Anos depois, quando tudo passou, recuperava-se das dores e da depressão. Seus irmãos não foram atingidos pelo impacto da bomba, pois estavam longe, na casa da família. Os pais da moça já haviam arranjado um casamento para ela, os dois aceitaram, porém o noivo fora servir na china, quando regressou, os dois viram que não mais daria certo, ele estava confuso e sentindo-se culpado, a família do rapaz pensara direito em casar o filho com uma hibakusha (sobrevivente da guerra) aleijada.

O padre Kleinsorge continuava visitando-a, e por mais que ela não aceitava muito o que ele pregava, sentia-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com