TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Razão - Definição e Sua Importância

Por:   •  24/1/2021  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Temos razão como uma palavra de múltiplos significados, como certeza, motivo, causa e lucidez. Em meu ponto de vista, a razão pode corresponder também a outro significado, onde ela se acentua mais nos quesitos de lucidez e motivos.

Quando se aplica à lucidez, a razão é o que mantém as pessoas regradas e estruturadas, fazendo com que elas se preservem nos parâmetros de suas escolhas, fazendo com que elas sejam racionais.

Em seguida a isso, podemos aplicar a razão relacionada aos motivos, pois, se uma pessoa decide fazer algo, ela tem suas razões, ou seja, ela está sendo motivada por algo, resultando então em uma causa.

Por fim, vejo o significado de razão em si, como uma justificativa para as séries de ocasiões que englobam os significados dados a ela anteriormente, ou seja, a certeza, os motivos, a lucidez e as causas sempre ocorrem por estar justificando seus fatores, independente se é por algo certo ou errado, pois, a razão de uma pessoa pode não ser a mesma da outra.

Temos o pensamento racional como uma das principais e mais importante atividades do ser humano, pois a razão é o que guia as pessoas em suas escolhas e seus motivos, sendo assim, a filosofia divide a razão em duas modalidades, a intuitiva e a discursiva.

Para a filosofia, ambas as modalidades são de extrema importância para as ações humanas, pois quando o pensamento racional é intuitivo, as pessoas englobam todos os fatores e características de alguma coisa ou objeto, podendo, assim ser, empírica ou intelectual, e tendo isso em vista, percebemos que a razão intuitiva tem uma importância relacionada ao fato de que é através dela que as pessoas conseguem definir se algo é o que parece e se é preciso ou não provar tal coisa.

A segunda modalidade é a razão discursiva, que seria uma série de pensamentos interligados que formam um processo de conhecimento, e é onde uma pessoa precisa raciocinar de diversas formas para chegar a uma conclusão, seja através de uma verdade já conhecida, algo semelhante a outro, ou através de indícios ou sinais de lago que ocorreu. Assim vemos nesta modalidade, que a razão tem uma grande importância pois é a partir dela que as pessoas decidem como irão agir para fazer uma escolha ou como chegaram a uma solução para um fato ocorrido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com