TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Corpo-alma

Dissertações: Relação Corpo-alma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 2- pág 94

Por muito tempo tinha-se a visão de que o ser humano era formado pelo dualismo psicofísico que era a separação do homem por dois elementos, o corpo (material) e a alma (espiritual e consciente).

Segundo os princípios de Platão e a sua teoria de reminiscência,ele define a imortalidade da alma e que esta encarna em outro corpo após a morte e assim levando para este as lembranças do mundo ideal (ideias perfeitas) e adquirindo o conhecimento do mundo real.

No momento da união dessas duas partes, a alma se torna escrava do corpo dividindo-se em duas partes, a alma intelectual e a do corpo que é irracional e inferior, esta última por sua vez possui dois significados, o primeiro é a impulsividade e coragem, o segundo é ligado aos prazeres da carne como o desejo sexual e desejos materiais.

Portanto é possível observar a discrepância entre elas, a alma inferior é dotada de desejos e paixões que pode levar o homem ao erro, já a alma superior é a mais estruturada para os fins intelectuais onde terá a obrigação de dominar o corpo, assim evitando a decadência moral e impondo a boa conduta em suas ações.

Apesar dos males proporcionados pelo controle dos anseios da carne, os gregos viam o corpo como um bem cuja sua fisionomia devia ser apreciada, portanto praticavam exercícios físicos visando seu bom aspecto visual, porquê um ser dotado de conhecimento e sabedoria teria de ter junto a sua mente um corpo resistente e bem cuidado.

A partir da idade moderna e o renascimento, o conceito de corpo começa a ter uma nova visão, onde ele não é apenas mais visto como um objeto religioso e espiritual, e sim passando a servir como um auxílio para a ciência através do estudo biológico do mesmo.

Mais tarde o filósofo Descartes aprimorou a ideia de Platão (corpo-alma) seguindo os mesmos princípios, apenas com uma diferença, ele afirmava que o corpo era como uma máquina onde ele era manipulado e seguia as leis universais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com