TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social corporativa

Tese: Responsabilidade social corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Tese  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)

Vale: Têm diversos projetos e ações de responsabilidade social, uma delas é uma ação que ajuda na segurança de seus colaboradores.

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) busca oferecer segurança e melhorar a qualidade de vida dos empregados da Vale que atuam nas ferrovias da empresa e das comunidades próximas a elas. Por meio do desenvolvimento de sistemas de computação, são reunidos dados sobre fluxo de pessoas, acidentes, equipamentos, entre outros.

A partir dessas informações, desenvolvem-se planos de ação que podem ser aplicados na melhoria da segurança ao longo das ferrovias da Vale e em outras operações da empresa, colaborando para reduzir o impacto de acidentes.

Hospital Israelita Albert Einstein: o Hospital Albert Einstein tem desenvolvido ações comunitárias para atender comunidade e pessoas que não tem condições de um tratamento medico.

Atendimento gratuito à população usuária de instituições públicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Votorantim Cimentos: realiza ações em que da oportunidade de retomar os estudos a quem foi obrigado a abandonar a escola ainda criança, a Votorantim Cimentos desenvolve dois importantes projetos: o Crescer, de ensino Fundamental, e Despertar, de ensino médio.

Por meio destes dois projetos, realizados em praticamente todas as Unidades da empresa, muitos colaboradores estão resgatando antigos sonhos e vivendo uma experiência transformadora, afinal, o estudo é uma é uma alavanca para a autonomia intelectual e o exercício do pensamento crítico.

Bristol e Pivaudran: Realizar ações comunitárias para ajudar a comunidade localizada ao lado da Empresa.

A Bristol se compromete todos os meses em doar 50 cestas básicas para uma comunidade, além de promover ao ações em que os seus colaboradores possam contribuir para a ajuda a comunidade.

Amanco: realiza Em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), a Amanco Brasil participa desde 1999 de reformas e/ou construções nas instituições que atendem a crianças em situação de risco social do país, possibilitando instalações mais adequadas e gerando a assistência nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer. A Amanco disponibiliza seus produtos e engenheiros que realizam voluntariamente, o acompanhamento das obras.

Philips: promover o entretenimento, cultura e informação educacional, por meio do estímulo à leitura e do brincar, com objetivo de transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em períodos mais alegres e saudáveis e contribuir positivamente com o bem-estar dos familiares.

2) Falar em Educação Especial é tocar em um assunto polêmico. Isso porque a educação de pessoas com algum tipo de necessidade especial já passou por diversas fases: exclusão, marginalização, integração e inclusão. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não deixam dúvidas de que o movimento de inclusão no Brasil é irreversível, já que a cada ano o número de estudantes com necessidades especiais cresce na rede regular de ensino. Presume-se que esse crescimento não é por acaso. A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino Fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção. E também enfatiza que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola.

A inclusão escolar é objeto de preocupação a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nosso sistema educacional. Pensando sobre esses aspectos, responda:

a) Faça uma breve pesquisa de três tipos de deficiência (física, mental, auditiva, visual, entre outras). Deficiência visual: é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com carácter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.

b) Deficiência auditiva: trivialmente conhecida como surdez, consiste na perda parcial ou total da capacidade de ouvir, isto é, um indivíduo que apresente um problema auditivo.

Deficiência Física: Paraparesia perda parcial do movimento de membros inferiores do corpo.

c) Quais as dificuldades encontradas pela equipe escolar no processo de inclusão?

A principal dificuldade em minha opinião é exatamente com as pessoas, porque as pessoas que não tem deficiência nem sempre recebem bem as pessoas que tenham.

Ou seja, a grande dificuldade é com a sociedade, pois muitas pessoas com deficiência se sentem excluídas.

d) Como lidar com essas deficiências, ou seja, quais as ações necessárias para o bom atendimento das pessoas com deficiência de forma a incluí-las

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com