TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filosofia Da Saude

Trabalho Universitário: Resumo Filosofia Da Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES DE SAÚDE IBITURUNA- FASA

Filosofando sobre Saúde

1.1 Introdução: uma visão cultural da saúde

Saúde, valor positivo e essencial da vida, tornou-se tema de interesse curiosidade, estudo e pesquisa, desde que o homem percebeu-se como ser consciente. Seu desejo de uma vida perfeita e perene, eternizou alguns mitos, como as figuras de Apolo, Hércules e Afrodite. As religiões, em regiões e tempos diversos, têm uma preocupação em comum: a valorização da vida e a compaixão pelos sofrimentos causados pela miséria, fome e as doenças. Em perigo de vida, não havendo mais recursos disponíveis na Medicina, o homem religioso recorre á dimensão sobrenatural. A sabedoria popular, tem muito a nos ensinar em relação aos modos de vida saudável em interação com a Natureza, bem como o uso de produtos de origem animal e vegetal, que servem de alimentos e remédios com alto poder de cura. Reconhecendo o poder curativo desses medicamentos, biólogos e pesquisadores passam a extrair os princípios ativos dessas drogas. As pesquisas avançam, com crescente investimento dos institutos de saúde e dos grandes laboratórios multinacionais, alimentando, cada vez mais, o sonho mítico da vitória na guerra contra as doenças e a favor do prolongamento indefinido da vida. A Medicina cresce materialmente, mas perde sua alma, as consequências negativas desse progresso se verificam na falta de dignidade e compaixão com que o corpo humano é tratado, e na desigualdade de repartir os benefícios das inovações.

1.2 Consciência, Vida e Saúde

A vontade de conhecer a vida não acontece logo, só aflora quando existe algum perigo. O ser humano só se interessou em estudar a natureza, quando pode usufruir dela. Acompanhada do sentir e o conhecer temos a valorização, que é estimar a própria vida, preservando sua saúde dos outros homens e de todos os seres vivo.

1.3 A Saúde como atributo da vida humana

Sábio, religiosos, cientistas e filósofos estão sempre buscando definir, ou explicar, a identidade e a origem humana .O conjunto de explicações delimitadas, forma uma teoria específica sobre o homem que, na linguagem filosófica, é chamada Humanismos. Os diversos Humanismos lançam luzes sobre o conhecimento e a problemática humana a partir de ângulos diferentes. Os quatro principais tipos de humanismos são: Platônico, Aristotélico, Moderno e liberal , e religioso-cristão.

1.4 Unidade e especialização: uma polarização necessária nas práxis contemporânea de saúde.

Ao contrário da Filosofia, a visão científica da realidade, incluindo a saúde, é objetiva, pragmática e reducionista. A complexidade do real exige que os pesquisadores reduzam seu objeto de estudo para dominar, com precisão, o conhecimento de suas estruturas, de suas leis naturais e de suas energias a serem colocadas a serviço do homem. O mal, talvez, resida na especialização exacerbada. Desta forma os pacientes se veem obrigados por vários consultórios, para cuidar de seus vários órgãos doentes. O ideal, talvez, seria que todos pudéssemos nos tratar, sempre , com uma equipe coesa e multidisciplinar de especialistas. É preciso ficar claro que a saúde e a doença são atributos de cada pessoa.

1.5 Especialização da saúde como somatório como somatório da totalidade d vida saudável.

1.5.1 A saúde Corporal na Perspectiva da Educação Somática

Ter consciência da necessidade de uma prática da educação físico-biológica e da aprendizagem de posturas adequadas são os dois componentes essenciais da educação somáticas. Deve-se buscar, também, a sincronia entre os movimentos e outros atividades como o repouso, a concentração, o lazer e o relaxamento.

1.5.2 A Saúde Mental

A saúde mental reflete os valores do equilíbrio biopsicológico e da moderação, resistindo aos constantes apelos de amigos, e da mídia. A ONU, já em 1992, denominou o estresse e a depressão como “Males do século”.

1.5.3 A Saúde Alimentar

A saúde alimentar é o resultado de certa disciplina na dieta de alimentos e bebidas. Não é fácil alimentar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com