TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filosofia

Dissertações: Resumo Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

(Capítulos I,II e III)

O QUE É MITO:

Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.Os mitos têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

SENSO COMUM

O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.

No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento científico para ser comprovado.

CIÊNCIA

A ciência nada mais é do que o sistema de conhecimentos ou o conhecimento que compreende verdades gerais ou ainda a operação de leis gerais principalmente obtidas e testadas por meio do método científico. Vale citar que a palavra ciência possui diversos sentidos, que compreende o saber, ou seja, o conhecimento de algumas coisas que conduzem a vida ou os negócios, o conjunto dos saberes obtidos por meio da prática ou do estudo, e a hierarquização, organização ou a síntese dos conhecimentos por meio dos modelos e princípios gerais, como as teorias e as leis.

Podemos definir a ciência como algo único, ou seja, se um corpo do saber é feito diante dos rigores do método científico, este é ciência, do contrário, bastando para isto transcender em qualquer local o método científico, não o é.

ARTE

O ensino da filosofia tem por objetivo possibilitar a reflexão crítica sobre a realidade que nos cerca, em particular a do Brasil. Para que essa reflexão seja efetuada, é necessário interpretarmos o mundo não-verbal e verbal em que vivemos e emitirmos juízos dentro desse mundo

FILOSOFIA

A filosofia é o estudo dos problemas fundamentais associados à existência, aos valores morais e estéticos, ao conhecimento, à mente, à verdade e à linguagem. Quando abordamos estes problemas, saiba que a filosofia se distingue da religião e da mitologia pela sua ênfase e o seu foco em diversos argumentos racionais. A filosofia se diferencia das pesquisas científicas por normalmente não recorrer a processos empíricos em suas investigações. Vale ressaltar que entre os seus métodos estão a argumentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com