TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos Filosoficos Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Fundamentos Filosoficos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 9

Wikipédia:Fontes fiáveis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Atalho: WP:FF

O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em WP:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).

Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Se está apenas procurando informações sobre como citar fontes veja WP:Livro de estilo/Referências e notas de rodapé

Os artigos da Wikipédia deverão ser baseados em fontes fiáveis (ou confiáveis) e que tenham sido publicadas. Esta página serve como guia para identificar essas fontes. As duas páginas que abordam a temática da necessidade do uso de fontes são:

Nada de pesquisa inédita

Verificabilidade

Existem muitas maneiras através das quais podem ser inseridos erros factuais num relato. Tenha em mente que muitos dos artigos da Wikipédia contêm uma caracterização ou descrição de várias facções numa disputa. Isto significa que você deverá procurar relatos fiáveis e que estejam publicados, relacionados com as opiniões expressas nos artigos.

Índice

[esconder] 1 Definições 1.1 Fato

1.2 Opinião

1.3 Fonte primária

1.4 Fonte secundária

1.5 Fonte terciária

2 Casos que exigem mais cuidado 2.1 Biografias de pessoas vivas

2.2 Afirmações extraordinárias requerem evidências robustas

2.3 Atenção para as falsas autoridades

3 Avaliando as fontes 3.1 Verifique múltiplas fontes

3.2 Questões a se ter em conta

3.3 O que é uma fonte secundária independente?

4 Referências

5 Ligações externas

Definições

Tenha em atenção as seguintes terminologias:

Fato

Um facto é um actual estado da arte sobre determinado assunto. Dizer-se que uma frase ou uma proposição é verdadeira significa que ela se refere a um facto. No que diz respeito a uma enciclopédia, um facto é uma declaração aceite por consenso pelos especialistas que trabalham num determinado tópico (novas evidências poderão emergir e tornar inaceitável como facto a declaração em causa; nessa altura a enciclopédia deverá ser revista).

Afirme os factos categoricamente, incluso factos sobre opiniões - mas não as opiniões por si só. Que uma pesquisa produziu um determinado resultado publicado, é um facto. Que existe um planeta chamado Marte, é um facto. Que Platão foi um filósofo, é um facto. Ninguém disputará seriamente nenhuma destas preposições, então poderão ser afirmadas categoricamente.

Opinião

Uma opinião é um ponto de vista que alguém advoga. O conteúdo desse ponto de vista poderá ser ou não ser verificável. No entanto, afirmar que determinada pessoa ou grupo expressou uma determinada opinião é um facto (isto é, é verdade que a pessoa expressou a opinião) e poderá ser incluída na Wikipédia desde que possa ser verificada; você poderá citar uma fonte fiável que mostre que a pessoa ou grupo expressou a opinião.

Fonte primária

Uma fonte primária é um documento ou pessoa que providencia uma evidência directa de um determinado estado da arte; por outras palavras, uma fonte muito próxima à situação sobre a qual que você está a escrever. O termo muitas vezes refere-se a um documento produzido por um participante ou observador de um evento. Poderá ser um relatório oficial, um documento original, um relato jornalístico efectuado por quem observou um evento ou uma autobiografia. Estatísticas compiladas por um organismo oficial também são consideradas fontes primárias. No geral, os artigos da Wikipédia não deverão depender de fontes primárias, mas sim de fontes secundárias que sejam fiáveis e oriundas de uma análise cuidada de fontes primárias. Usar correctamente material que seja fonte primária requer treino, especialmente em assuntos de temática histórica. Os artigos da Wikipédia poderão fazer uso de fontes primárias somente se estas tiverem sido publicadas por entidade fiável. Não poderão ser usadas fontes primárias cuja informação não foi disponibilizada por fonte fiável. Ver WP:Verificabilidade e WP:Nada de pesquisa inédita

Fonte secundária

Uma fonte secundária sumariza uma ou várias fontes primárias ou secundárias. Fontes secundárias produzidas por académicos e veiculadas em publicações académicas são escrutinadas e controladas quanto à sua qualidade, sendo portanto incutidas de autoridade.

Fonte terciária

Uma fonte terciária normalmente sumariza fontes secundárias. Uma enciclopédia, por exemplo, é uma fonte terciária.

Quando reportarem factos, os artigos da Wikipédia deverão citar as fontes1 . A Wikipédia é uma fonte terciária. Ela não pode utilizar citações dela própria como sendo fonte de informação: isso seria uma autorreferência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com