TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revendo O Capitulo

Pesquisas Acadêmicas: Revendo O Capitulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  2.080 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades

Revendo o capitulo

1. Gramsci afirma que “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo”. Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nos distinguimos? Converse com seu colega para identificar quais têm sido suas principais “questões filosóficas”.

R.: Todos nós temos indagações filosóficas que permeiam a vida, e também nas divergências de pontos de vista sobre determinados assuntos; No modo de argumentar e conceituar.

2. Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a aparente ambiguidade segundo a qual ele “sabe” e, ao mesmo tempo, “não sabe” o que é filosofia.

R.: Dentro da filosofia de Husserl o conhecimento está condicionado ao mundo da linguagem. Isso quer dizer que, quando eu digo "eu sei", estou dizendo algo que faz sentido apenas dentro do mundo da linguagem. A verdade em si, portanto, não existiria para Husserl - ela seria algo contingente, isto é, algo que pode mudar ao longo do tempo e do espaço humano.

3- De acordo com o senso comum radical significa busco, violento ou inflexível, extremado. Explique porque não é esse o sentido que se atribui a filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.

R: Esse Radical vem de raiz, fundamento ‘base’

Pois ela busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.

4-A partir do que você estudou sobre Sócrates.

Responda.

a) O que significa a máxima socrática ‘’só sei que nada sei’’?Ela se refere a Sócrates ou a própria filosofia?Como?

R: Essa máxima se referia a Sócrates quando em conversa com pessoas que se diziam sábios, ele sempre os indagava com perguntas sobre o que eles sabiam. E quando lhe perguntavam algo ele dizia que “só sei que nada sei” Pois para Sócrates as pessoas supõem saber algo que não sabem, enquanto ele, se não sabia, tampouco suponha saber.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »