TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do livro "Prólogo"

Resenha: Revisão do livro "Prólogo". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Resenha  •  9.733 Palavras (39 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 39

MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA

MARIA HELENA PIRES MARTINS

TEMAS DE

FILOSOFIA

MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA

Professora de Filosofia na rede particular do ensino de São Paulo

MARIA HELENA PIRES MARTINS

Professora da Escola de Comunicação e Artes da USP

Autoras de Filosofando,

Editora Moderna

http://groups.google.com/group/digitalsource

TEMAS DE

FILOSOFIA

1.ª edição

Coordenação editorial: José Gabriel Arrolo

Preparação de originais -Luiz Vicente Vieira Filho (coordenador),

Valter A. Rodrigues (preparador) Pesquisa iconográfica.-Thais H.Falcão Botelho

Coordenação de revisão: Lisabeth Bansi Giatti

Coordenação de artes: Sidnei Moura

Diagramação: Mário M. Yoshida Artes: Ademir F. Baptista, Antônio C. Decarli, Fábio Eduardo B. Bueno, Ivan Ribeiro Bordin, José Alfredo Ré Soriano,

Mário M. Yoshida, Solange Muramaisu Capa: Ivan Ribeiro Bordin, Paulo Manzi

Contracapa: Victory Boogie-Woogie, leia de Piet Mondrian, executada com tinta a óleo e papel colorido Composição: Impressão final

IMPRESSÃO E ACABAMENTO Lis Gráfica e Editora Ltda.

Outras obras das autoras

Maria Lúcia de Arruda Aranha: História da educação, Filosofia da educação e Maquiavel. a lógica da força (todas da Editora Moderna). Maria Helena Pires Martins: Giunfrancesco Guamierí e Nelson Rodrigues (Abril Cultura!; Coleção Literatura Comentada).

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Aranha, Maria Lúcia de Arruda.

Temas de filosofia / Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins — São Paulo : Moderna, 1992.

Bibliografia.

1. Filosofia (2= grau) I. Martins, Maria Helena Pires. II. Título.

92-1530 CDD-100

índices para catálogo sistemático:

1. Filosofia 100

ISBN 85-16-00690-5

Todas os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento; Tel. (.011) 291-4677 Fax (0ll) 608-3055

www.moderna.com.br

1997

Impresso no Brasil

APRESENTAÇÃO

Este livro foi concebido a partir da experiência pedagógica de duas professo¬ras em contato com os problemas cotidianos da sala de aula e a partir da reflexão sobre o lugar, os objetivos e a necessidade do ensino da filosofia.

O ensino da filosofia tem por objetivo possibilitar a reflexão crítica sobre a rea¬lidade que nos cerca, em particular a do Brasil. Para que essa reflexão seja efe¬tuada, é necessário interpretarmos O mundo não-verbal e verbal em que vivemos e emitirmos juízos dentro desse mundo.

Assim, o Prólogo, Os instrumentos do filosofar, visa a superação de determi¬nadas dificuldades encontradas pelos alunos — que se traduzem na queixa co¬mum: "não sei estudar" — por meio da orientação dos processos de leitura, fichamento de textos, organização de seminários e dissertações.

Pensado como instrumento de trabalho, cada item do Prólogo deverá ser estu¬dado somente no momento em que se fizer necessário. Pode-se, por exemplo, co¬meçar o ano com o item Aprendendo a ler, uma vez que os procedimentos aí propostos irão nortear o uso do próprio livro. Os demais itens deverão ser estu¬dados apenas quando for pedido um fichamento, una seminário ou uma dissertação pois, como qualquer instrumento, sua função é a de facilitar o cumprimento de tarefas. Para que as técnicas dadas sejam realmente assimiladas, deve-se fa¬zer cada uma dessas atividades de acordo com os passos explicados no texto do Prólogo.

Estrutura do livro

O livro está dividido em temas contextualizados no mundo atual, por julgar¬mos que estes motivam mais o adolescente. Afinal, o lugar da filosofia é o mun¬do e ela é condição essencial para que passemos do vivido para o refletido. Por essa mesma razão, optamos por colocar algumas ilustrações tiradas de histórias em quadrinhos e de cartuns, que fazem parte do mundo do adolescente, e que, por serem críticos, acrescentam significados aos textos e servem de material pa¬ra reflexão.

Os temas abordados são: o homem, o conhecimento, a moral, a política e a estética, em um total de vinte capítulos.

No final de cada capítulo há textos de leitura complementar, que foram crite¬riosamente selecionados tendo em vista colocar o aluno em contato direto com textos de grandes autores. A maioria desses textos são de filósofos e, embora alguns deles sejam de autores de outras áreas, a intenção é sempre a de desenca¬dear a posterior reflexão filosófica.

Foram preparados exercícios que se referem aos assuntos tratados no capítu¬lo e aos textos de leitura complementar. Incluímos algumas questões de vestibu¬lar, com o propósito de lembrar que a reflexão filosófica pode enriquecer o con¬teúdo de qualquer dissertação.

A diversidade dos temas permite seu uso em outras disciplinas como: sociolo¬gia, pois trata de tópicos como alienação, ideologia e comunicação de massa; direitos humanos, uma vez que discute não só a questão da liberdade, da demo¬cracia, do direito à cidadania, mas, também, as várias formas de violência contra a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com