TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rousseau

Projeto de pesquisa: Rousseau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Jean-Jacques Rousseau era importante filósofo, teórico político e escritor. Foi o mais popular dos filósofos que participou do movimento intelectual do século XVIII - o Iluminismo. Na sua obra principal é Do Contrato Social, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos organizados em sociedade concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.

Biografia

Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça no dia vinte e oito de junho de 1712. Órfão de mãe, pois a mesma morreu durante o processo de parto. Seu pai Isaac Rousseau, era um simples relojoeiro despreocupado, instável e agressivo, que faleceu em 1722. O garoto passou a ser tutelado pelo tio, um pastor protestante o qual o educou. Com 16 anos de idade vai para Savóia, Itália e sem meios de se manter procura uma instituição católica e manifesta o desejo de se converter. De volta à Genebra retorna ao protestantismo. Leva uma vida errante, foi relojoeiro, pastor e gravador, sem sucesso. Demonstra grande interesse pela leitura e pela música.

Na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade de Paris. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia. No ano de 1762, foi perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume.

De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767. Escreveu, vários estudos sobre a políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura.

Principais obras

• Discurso Sobre as Ciências e as Artes

• Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens

• Do Contrato Social

• Da Educação

• Os Devaneios de um Caminhante Solitário

O contrato social de Rousseau

Para entendermos melhor a teoria de Rousseau acerca da construção do Estado, apresentado no Contrato Social, é importante antes comentar sobre a obra: Discurso sobre a Origem da desigualdade entres os homens.

Para compreender o que é a “esfera social”, Rousseau analisa e avalia o aspecto jurídico do Estado, e a partir desse ponto visto Rousseau trabalha em três momentos:

• Estado de Natureza.

• Estado da Sociedade.

• Contrato social

Rousseau parte do princípio que o homem é bom por natureza, mas infelizmente não é um ser sociável.

Para compreender essa teoria ele explicar: que no início da civilização o homem não tinha contato uns com outros, vivia bem em com a natureza.

E devido ao crescimento populacional os grupos de homens se encontram, e consequentemente surge a propriedade privada.

É ai que Rousseau cria uma das famosas frases. “O homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompem”.

Isso por que o homem começa percebe, a proximidade dos outros grupos, nesse momento ele pensa, antes eu estava sozinho nesse território tinha tudo o que precisava, agora tenho que me precaver. Para Rousseau é o início da corrupção humana, pois o homem passa a ir atrás não só do que precisa, mas do que ele acha que vai precisar. Então na visão Rousseau o homem deixa de ser bom e passa a ser ruim. Começa então a nascer o conceito de propriedade privada.

E com surgimento da propriedade privada, passar a existir a ideia de território, o homem começar a entra em conflitos, pois vai querer o que o terra do outro.

E para evitar os conflitos cria-se então o Estado. Na visão de Rousseau esta é a passagem do homem do estado de natureza para o estado de sociedade. Isso para Rousseau algo ruim, pois o estado tem como objetivo garantir a propriedade privada, e isso é um problema, pois gera a desigualdade social.

O estado de sociedade garanti na lei a igualdade para todos, mas as pessoas não são iguais em condições econômicas e direito.

Por exemplo: no âmbito das eleições, quem tem chance de eleito, será sempre os mais ricos, pois ele vai tem condições de fazer uma boa propaganda, tem condições de correr atrás dos votos, então consequentemente a tendência de eleito são muitas. Uma vez eleito ele vai perpetua a desigualdade social.

Esta desigualdade social gera uma nova consequência, que é a ausência da “liberdade material”, ou seja, o estado de sociedade garante na lei que as pessoas são livres e tem direito de ir e vim, mas não é isso que acontece, pois elas só vão até onde o dinheiro lhe permiti.

Por exemplo:

1. A pessoa viaja para onde quer? Não, a pessoa viaja até onde o dinheiro consegue pagar.

2. As pessoas vão eleger quem elas querem? Não, vão eleger quem está disponível para escolher dentro aquelas pessoas candidatas.

Portanto Rousseau afirmar que existe uma falsa liberdade e uma falsa igualdade, pois não é o indivíduo que define o que ele quer.

Rousseau faz uma proposta de mudança para alterar esse estado de sociedade, então ele apresenta o “Contrato Social”.

Na obra Do Contrato Social, Rousseau expõe o homem é naturalmente bom, sendo a sociedade, instituição regida pela política, a culpada pela "degeneração" do mesmo.

Esta obra, foi publicada em 1762, propõe que todos os homens façam um novo contrato social onde se defenda a liberdade do homem baseado na experiência política das antigas civilizações onde predomina o consenso, garantindo os direitos de todos os cidadãos.

O que é Contrato Social?

É uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formar Estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com