TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum

Pesquisas Acadêmicas: Senso Comum. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  218 Visualizações

Definição: Senso comum é uma capacidade do raciocínio humano podendo estar ou não de acordo com estudos científicos , baseia-se em experiências e hábitos que futuramente concretizam tradições, trata-se de um julgamento simples e superficial apenas no que se vê , sem pensar nas tranformações e evoluções hoje comprovadas , transmitindo-se de geração para geração. Descreve crenças preposições que aperecem como normal sem depender de uma investigação mais detalhada.

Caracteríticas:

1)Subjetividade: sentimentos e opiniões individuais de um grupo , variando de pessoapara outra , julgamento próprio de acordo com experiências , culturas etc. ex: hindu e frigorífico (texto de apoio ) .

2)Agrupamento e distinção: ações semelhantes fisicamente são diferenciados pelo senso comum através dos cinco sentidos . ex: julgamos serem fatos diferentes uma pedra que cai e uma pena que flutua no ar , porém a lei que as definem é a mesma a da gravidade.

3) Generalização: um fato ocorrido, que pode ser positivo ou negativo , de um único indíviduo que ao ser contado é transmitido a ídeia de que o mesmo é uma " verdade" válida para qualquer outra ocasião , disto tem-se o preconceito como consequência. ex: frases ( texto de apoio) , política (" todos os políticos são corruptos ") , criação de esteriotipos.

Transformação / síntese : a magia ( mito) é a ciência de hoje , ex: chás , medicina ( origem chinesa, indégenas etc . )

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com