TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum

Pesquisas Acadêmicas: Senso Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  12.518 Visualizações

Página 1 de 4

1- Dê alguns exemplos de certezas de senso comum e sua refutação pelas ciências.

O mito ‘’ Se pegar a comida que caiu no chão em poucos segundos, não faz mal”; de acordo com a ciência é considerado falso, pois a própria ciência comprovou que a contaminação não depende do tempo de contato.

“ A voz do povo é a voz de deus”, ditado usado para dizer que a maioria está sempre com a razão. Falso. A psicologia afirma que algumas decisões são incentivadas por motivação da maioria e não pelos valores de cada individuo.

2- Quais as principais característica dos saberes do senso comum?

Dessas características, escolha três e explique-as.

Subjetivos, qualitativos, heterogêneos, individualizadores, generalizadores .

Subjetivos: sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra.

Qualitativos: uma avaliação das coisas conforme os efeitos que produzem em nossos órgãos dos sentimentos ou conforme os desejos que despertam em nós eo tipo de finalidade ou de uso que lhes atribuímos.

Heterogêneos: Por agruparem-se ou destinguirem conforme as coisas e os fatos pareçam semelhantes ou diferentes.

3- Quais as principais características do conhecimento científico em oposições ao senso comum? Dessas características, escolha três e explique-a.

Objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, diferenciador.

Objetivo: por procurar as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.

Quantitativo: por buscar medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes.

Homogêneo: por buscar as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes.

4- Explique por que em nossa sociedade, segundo o texto estudado, a ciência tende a ser tomada como magia. Qual o equívoco dessa visão?

De fato, na ótica do senso comum presente em nossa sociedade, tanto a ciência quanto a magia lidam com o misterioso, o oculto, chegando ao extremo de se considerar a ciência como protagonista de ‘’ milagres “ modernos. Entretanto, embora a ciência possa ter reservado, aos olhos do senso comum, uma aparência de mistérios e gravidade ritual, trata-se de uma identificação eu não existe.

5- Que atividades intelectuais garantem rigor ao trabalho científico?

Separar os elementos subjetivos e objetivos de um fenômeno; construir o fenômeno como um objeto do conhecimento, controlável, verificável, interpretável e capaz de ser retificado ou corrigido por novas elaborações; demonstrar e provar os resultados obtidos durante a investigação; relacionar com outros fatos, um fato isolado, integrando-o numa explicação racional unificada; formular uma teoria geral sobre o conjunto dos fenômenos observados e dos fatos investigados.

6- Quais as três principais concepções da ciência?

Concepção racionalista, concepção empirista e concepção construtiva.

7- Explique brevemente a concepção racionalista de ciência?

A ciência é definida como um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo semelhante à matemática, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados, sem deixar duvidas.

8- Explique brevemente a concepção construtivista de ciência.

A ciência é definida como uma interpretação dos fatos baseados em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento.

9- Explique brevemente a concepção construtiva de ciência.

A ciência é uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. Envolve o modelo de objetividade que advém da ideia de razão como conhecimento aproximado, que pode ser corrigido, modificado, abandonado por outro mais adequado aos fenômenos.

10- Explique o que significam as expressões ‘’ hipotético- dedutivo” e ‘’ hipotético indutivo”.

A expressão ‘ ’hipotético- dedutivo” era a forma apresentada pela concepção racionalista, que definia o objeto e suas leis e disso deduzia propriedades, efeitos posteriores, previsões. A Expressão ‘’hipotético- indutivo” era a forma de concepção empirista, que apresentava suposições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com