TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum

Pesquisas Acadêmicas: Senso Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

O senso comum é tido como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Englobam costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.

No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo, que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas.

O senso comum é um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico.

Pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento científico para ser comprovado de maneira espontânea e sem querer as pessoas o utilizem a quase todo o momento:

Exemplo: Quando se está com o intestino preguiçoso e a vizinha diz que ameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que se faz? Corre para casa e se empanturra de ameixa e mamão. Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural.

Muitos de nós temos opiniões sobre diversos assuntos do dia-a-dia, damos ‘palpites’ sobre futebol, falamos sobre gostos, apoiamos ou criticamos alguma religião... Afinal, Uma sociedade multicultural é uma sociedade com muitos pontos de vista.

Note que, senso comum é uma razão que serve tanto para os cientistas do ramo como para os leigos.

Veja, por exemplo: Um alcoólatra num bar quando está discursando para seus parceiros, mesmo que seja uma grande autoridade tem que usar o senso comum senão não será entendido. Caso estivesse entre seus colegas de trabalho num laboratório, usaria um senso ou termo científico e seria perfeitamente compreendido. Como um político que usa o senso comum nos seus discursos e por isso é chamado de populista, mas ganha muitos votos e é querido pelo povo.

O senso comum é um saber que está presente em todas as sociedades e em todos os indivíduos (todos são dotados de senso comum). Mas o senso comum é plural, variando de sociedade para sociedade e modificando-se com o decorrer dos tempos, que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, costumes, práticas, tradições, regras de conduta, enfim, tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos nosso dia-a-dia, como comer à mesa, acender a luz de uma sala, acender a televisão, como fazer uma chamada telefónica, dirigir o carro, saber o nome das ruas da localidade onde vivemos etc...

É, por isso, que um saber informal, se adquire de uma forma natural, espontâneo, através da nossa convivência com os outros, com as diversas situações e com os objetos que nos rodeiam. É um saber muito simples e superficial, que não exige grandes esforços, ao contrário dos saberes formais ,tais como as ciências, que requerem um longo processo de aprendizagem escolar.

O senso comum adquire-se quase sem se dar conta, desde a infância e, apesar das suas limitações, é um saber fundamental, sem o qual nos não conseguiríamos viver o cotidiano.

O senso comum possui algumas características próprias, dentre elas podemos citar algumas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com