TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso comum, subjetividade

Exam: Senso comum, subjetividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Exam  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que é o conhecimento do senso comum e conhecimento científico? De exemplos dos dois tipos de conhecimentos. 2- O que é subjetividade e porque ela não é inata? 3- O que é e como se forma a personalidade?

Resposta:

1. Senso comum é um tipo de conhecimento acumulado no cotidiano; conhecimento intuitivo, necessário para a condução da vida no dia a dia e este é certamente impregnado pela difusão da ciência inclusive da psicologia. Alguns elementos diferenciam o senso comum do conhecimento científico como: Objeto Específico, Linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo de conhecimento e objetividade. Vale a pena lembrar que o conhecimento científico tem como objeto de estudo os fenômenos que fazem parte do cotidiano (conhecimento cotidiano). Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos.

2. A subjetividade possui um efeito semântico bastante significativo, ela designa a ideia de que os sujeitos são singulares e se direciona na direção contrária do esforço da generalização de determinações generalistas, afirmando a absoluta impossibilidade de reduzir o humano à norma, uma vez que as generalizações são sempre imperfeitas. O homem encontra-se em todas as suas expressões e tudo o que está sintetizado no termo “subjetividade”. Ela é a síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas. Enfim, a subjetividade é a maneira de sentir, amar, pensar, fantasiar, sonhar e fazer de cada um.

3. A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que definem uma pessoa identificando e estabelecendo suas diferenças com os outros. Mas, para ter mais base científica na definição, G.W. Allport (1966) definiu personalidade como uma organização dinâmica dentro do indivíduo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam seus ajustamentos únicos ao seu ambiente.

As primeiras relações sociais de um indivíduo são

caracterizadas pelo ambiente familiar e, será nesse microespaço relacional que a criança irá construir

sua personalidade. Nesse contexto, a relação da criança com os adultos que dela se ocupam será de

fundamental importância para que ela possa estabelecer um desenvolvimento físico e psíquico saudável.

Assim, a qualidade das relações entre pais e filhos exerce uma importante contribuição para a constituição da personalidade dos indivíduos. Vale a pena destacar que, desde os primeiros meses de vida, os adultos que se ocupam das crianas devem estar atentos ao desenvolvimento psicossocial desses indivíduos e lhes proporcionar estímulos cognitivos e afetivos para que construam sua personalidade com base em relações afetivas que transmitam confiança e em um ambiente adequado do ponto de vista da estimulação cognitiva e motora. Um ambiente em que as crianças possam se expressar com toda liberdade suas emoções: alegria, afeto, tristeza, medo e raiva, bem como toda sua curiosidade, por meio da exploração de objetos (brinquedos), sons (música) e produções as mais diversas, como desenho, pintura etc.

Portanto, os adultos que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com