TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado de Razão e Ética com base no dicionário de Nicola Abbagnano

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 4

UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Acadêmico: Gabriel Ferreira de Lima

1º Ano Administração – Noite

Professor Dr. Maicon Réus Engler

Significado de Razão e Ética com base no dicionário de Nicola Abbagnano

Guarapuava /2017

ÉTICA (lat. Ethica)

A ética é o estudo da moral do indivíduo, revelam o comportamento do ser humano, essa moral se baseia na religião, decidir entre o certo e o errado, o bem ou o mal, as escolhas tomadas vêm dos valores em que cada um se baseia dentro de si.

Segundo o dicionário de Abbagnano primeiramente existe uma divisão de visões referentes a ética, a primeira a qual diz que o homem busca saber qual o real motivo da vida, ou seja, o ideal para o homem é a felicidade. Aristóteles disse que o homem racional, com moral e valores, deve buscar sempre a felicidade.

Já a segunda visão sobre ética busca saber as motivações das ações humanas, filósofos diziam que a conduta humana que faz seguirem as regras era suas virtudes particulares, sobreviver ou o prazer.

O ser humano realiza o que acha ideal e certo para determinadas situações, agindo assim naturalmente levando sua essência ou seus princípios, por outro lado o homem pode agir conforme o motivo ou a causa ou até mesmo por forças exteriores que influenciam sobre suas decisões.

A diferença entre as duas é que o ser humano age conforme sua conduta, racional, ou seja, tem noção do que está fazendo, que determinada ação está correta e que fazer o correto possui um valor moral, ou como no segundo caso, age por base de seus interesses ou prazeres, o que é algo natural de desejo do ser humano, para que se sinta bem, independente se está certo ou errado.

Segundo Platão as qualidades que o ser humano forma, ou seja, sua moral, comportamentos, etc, são funções da alma e virtudes particulares, onde cada um possui a inteligência e prazer e sabe regular e determinar a medida dessa mistura.

Já a filosofia moderna consta que o universo influencia na conduta do homem, classificando como caráter inato das ideias morais e que não existe apenas um modelo de ética que deve ser seguido, cada um cria e acredita no seu modelo, o que se trata de um modelo histórico e relativo, variando de cada cultura e suas experiencias. A respeito dos seres humanos quando aplicamos a ética vemos situações em que devemos fazer escolhas para resolver problemas, ou seja, um confrontamento, o qual a decisão deve ser justificada não apenas por interesse de si próprio, mas pensando no interesse de todos que podem estar envolvidos diretamente ou indiretamente. A partir daí falamos em razão e ética pois pode não haver um completo aceitamento entre as decisões tomadas. Dentro desses vários conceitos sobre ética existe o parecer moral, aonde já dito no primeiro parágrafo, a moral baseia-se na religião, classificam ética somente no ponto de vista religioso, seu pensamento é: fazer o correto por que são ordens divinas.

Conclui-se que ética são basicamente um conjunto de “normas” simples que deveriam ser praticadas, mas que nem sempre irão resolver problemas, e que não é somente através da religião que deve se aplicar e praticar comportamentos éticos, apenas são atos realizados por seres humanos racionais os quais serão julgados e classificados como “certo” ou errado”.

Razão – (lat. Ralio ; Lógos)

A razão anda ao lado da ética pois trata-se da capacidade em que o ser humano aprende, julga, compreende, tira conclusões ou deduz algo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com