TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Sustentabilidade

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução à disciplina – Notas sobre as primeiras aulas

1. O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade tem origem na ecologia. Provem do verbo sustentar que significa manter algo constante por longo período. Reconhece o princípio da continuidade. Diz respeito à tendência dos sistemas ecológicos à manutenção da estabilidade, ao equilíbrio dinâmico (homeostase ou auto-regulação). Exemplos de mecanismo de auto-regulação é a manutenção da temperatura nos animais de sangue quente, onde receptores no cérebro ativam mecanismos de produção de calor no corpo quando a temperatura do sangue sofre uma redução.

Possui várias dimensões:

- dimensão temporal: se preocupa com o passado, presente e o futuro.

- dimensão espacial: entende que o local está conectado com as esferas de ação mais amplas; regional e global.

- dimensão disciplinar: envolve diferentes disciplinas.

- adota diferentes dimensões: ecológica, social, econômica, cultural, política, etc.

2. O que é o desenvolvimento sustentável (DS)? Para este conceito, existem mais de 100 definições. Não há consenso em torno de uma única definição, considerada mais apropriada. No entanto, a definição mais conhecida no mundo toda é aquela que foi elaborado no Relatório Nosso Futuro Comum (ou Relatório Brundtland), que diz que o DS é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

Essa definição traz em si a idéia de se promover uma melhor distribuição dos recursos para que todos tenham suas necessidades satisfeitas e uma vida boa e digna (princípio da ética) e, inclusive, as futuras gerações também possam ter boas condições de vida a partir da manutenção de uma boa qualidade do meio ambiente. Implica, portanto, a noção de solidariedade e de justiça na geração atual e para com as gerações futuras. Reconhece que as futuras gerações também tem direito de usufruir da natureza e de se desenvolver de forma sustentável.

Quais são os pilares do DS? Equidade social, prudência ecológica e viabilidade econômica. Portanto, para o desenvolvimento ser sustentável este deve promover a redução da desigualdade social, gerar o mínimo de impacto ao meio ambiente natural e ser economicamente viável.

É uma utopia? Algo impossível de ser alcançado? Diz-se que é um ideal, assim como a paz e a justiça.

Esse conceito traz em si a necessidade de se repensar a relação entre sociedade – economia – natureza. Existem diferentes formas de se representar graficamente o DS. Uma em que os três sistemas interagem apenas em uma pequena porção, sendo em grande parte independentes.

 A outra representação mostra que o sistema econômico é um sub-sistema do sistema social que a sua vez está inserido no sistema mais abrangente formado  pelo sistema ecológico.

3. Introdução à teoria de sistemas. O que é um sistema?

Definição de sistema: conjunto de elementos ou partes inter-dependentes que interagem entre si para alcançar um objetivo comum

A existência do sistema depende da mútua interação entre as partes.

Exemplos de sistemas: sistemas naturais:  cérebro (conjunto de neurônios que interagem entre si por meio de cem bilhões de conexões químicas), corpo humano, sistema respiratório, ecossistema

Sistemas criados pelo ser humano: carros, aviões, internet, uma empresa

Origem: O biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy foi quem primeiro desenvolveu o conceito de sistemas e uma teoria geral de sistemas na década de 1940.

Teoria de sistemas: é uma teoria de como funciona algumas partes do mundo. O sistema não existe realmente; é uma forma de ver o mundo. Nos ajuda a entender algumas partes do mundo e prever seu comportamento.

Sistema aberto: todo sistema interage com o meio ambiente onde está inserido. Antes dessa teoria proposta por Ludwig Von Bertalanffy, os cientistas trabalhavam com a idéia que todos os sistemas são fechados, ou seja, que não interagiam com o seu meio.

Representação gráfica de um sistema e elementos de um sistema:

Fronteira: separa o meio ambiente interno do meio ambiente externo

Interações com o meio ambiente externo: entradas e saídas

Estrutura: arranjos espaciais e temporais

Função: entradas e saídas

Hierarquia

Características gerais de sistemas:

Os elementos do sistemas interagem entre si

Uma mudança em um dos elementos tem efeito no todo (sistema)

Uma mudança em um dos elementos causa mudança em um ou mais elementos

Propriedades emergentes: são características exibidas pelo todo, mas não pelas partes (cérebro demonstra memória, emoção, mas os neurônios não exibem essas propriedades)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com