TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  3.598 Visualizações

Página 1 de 4

Página 22 questões 1-13

1) Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.

R: “O homem, portanto, distingue-se das demais espécies existentes porque grande parte de seu comportamento não se desenvolve naturalmente em sua relação com o mundo, nem se transmite à sua descendência pelos genes. Ele é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.”

2) Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.

R:

3) Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?

R: A necessidade da transmissão de conhecimento para o desenvolvimento da espécie.

4) O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.

R:

5) Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha do tempo.

R:

6) Dissemos neste capítulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio da bagagem genética. Procure exemplos em notícias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.

R: Físicas sim (pode haver o caso de o animal nascer com alguma mutação), mas nem todos os animais são desta forma se tratando de comportamento. Há o fator cultural envolvido em determinadas espécies de animais. Como por exemplo, um grupo de chimpanzés, que aprende a usar gravetos para pegar cupins em cupinzeiros, o de outros chimpanzés, que usam pedras para quebrar cocos e nozes, em ambos os casos os chimpanzés aprendem a usar ferramentas que não sabiam utilizar. É a característica que estes grupos distintos tem e que são aprendidos por longos anos e muita observação dos membros mais velhos do grupo. O homem ao nascer entra numa história construída por seus antepassados e recebe uma bagagem composta de valores, expectativas, comportamentos, etc. No decorrer do seu desenvolvimento aprende a se relacionar com diversos grupos. Este aprendizado se converte em marcas que se levam para todas as diversas áreas como amizades, vida profissional, sentimental, etc.

7) Além das reações instintivas típicas de sua espécie, como dormir, alimentar-se quando tem fome, reproduzir-se, que outras características o homem desenvolveu?

R: Aprendizado, adaptação da vida em sociedade, sexualidade e amor, espiritualidade e religião, arte e música.

8) O aprendizado é uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir a cultura de uma geração a outra. Faça um relato baseado em sua experiência pessoal que ilustre essa afirmação.

R: O aprendizado acontece em nossas vidas no primeiro minuto de vida, pois os pais querem ensinar seus filhos a falar, a torcer para o mesmo time deles, a serem da mesma religião, mas aquela criança ainda não tem autonomia na sua vida, e esses laços que são ensinados desde pequeno, na maioria das vezes se refletem quando a criança atingir a idade adulta, como por exemplo um pai que leva seu filho desde pequeno para a igreja católica, ensina orações, o coloca no catecismo, etc. E depois este mesmo indivíduo fará a mesma coisa com seus filhos, e assim sucessivamente.

9) O que você entendeu pela frase: “O que caracteriza o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com