TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação

Ensaios: Sociologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIGEM DA SOCIOLOGIA

A sociologia surgiu no século XVIII por meio de dois grandes acontecimentos naquele período, assim constituindo-se a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, aonde veio surgir a sociedade moderna, as quais ocasionaram profundas transformações tanto na área econômica, politica e cultural das sociedades existentes até então. As tensões econômicas e sociais integraram o todo das transformações ocorridas no mundo, que foram refletidas na constituição da sociedade, alterando as suas relações de poder, convivência e sobrevivência.

A sociologia surgiu para compreender as novas formas de sociedade, suas estruturas e formas de organizações, porém seu objeto de estudo engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as camadas sociais, as culturas e os seus valores, incluindo também instituições e associações. A sociologia tem a função de observar os novos fenômenos que surgem por meio das relações humanas.

A sociedade, à partir de então, constituiu-se por meio de duas classes sociais: a burguesia e o proletariado, baseada na exploração imposta pela primeira à segunda classe, ou seja, era a primeira que ditava as regras, detinha o capital financeiro. Novas formas de poder foram estabelecidas e as instituições sociais passaram a apresentar características de um novo tempo, aumentando as tensões sociais (HOBSBAWM, 1998). Portanto;

[...] o crescente individualismo que a nova ordem social propiciava e a necessidade de fortalecer a educação moral da juventude, como estratégia de contenção dos individualismos e do favorecimento dos processos de humanização realizados nas instancias da interação social. Era necessário por muita coisa em ordem e este valor estava fortemente arraigado em sua sociologia (TURA, 2001, p.32)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com