TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação.

Exames: Sociologia Da Educação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

3ª Etapa: Problematização das situações cotidianas escolares em que a Sociologia pode ser empregada

A Sociologia da Educação contribui no campo das políticas sociais para que essas desigualdades sejam minimizadas, e também na educação dos seres humanos, pelo conhecimento obtido pela Sociologia. Bordel na sua obra A Reprodução, diz que a escola reproduz a desigualdade social, reproduz o abismo que há entre as classes sociais, já que o acesso ao conhecimento é.

Distribuído de acordo com a classe social do sujeito, os mais favorecidosfinanceiramente são favorecidos, enquanto que os menos favorecidos financeiramente ficam excluídos desses conhecimentos. Para Bordel a escola não é autônoma, centrada nos saberes, no conhecimento para todos os sujeitos, pelo contrário a escola muitas vezes reproduz a sociedade desigual e injusta, podemos tomar como exemplo aquele sujeito que pertence à classe social menos favorecida se sente totalmente excluído, não conseguindo se impuser como cidadão. Na foto abaixo, nos deparamos com a realidade, da sociedade atual.

Como já vimos a Sociologia é o estudo cientifico dos seres humanos e grupos sócias em que vivem, nas imagens acima observamos claramente a problemática da desigualdade social. Pela Sociologia da Educação além do fato da desigualdade social se enquadram várias outras questões, de ordem econômica, política e principalmente a nosso ver cultural. A Sociologia da Educação contribui no campo das políticas sociais para que essas desigualdades sejam minimizadas, e também na educação dos seres humanos, pelo conhecimento obtido pela Sociologia da Educação poderíamos fazer com que a menina da segunda imagem que critica os pobres percebesse que eles não vivem aquela situação por que querem e sim são impostos a essa forma de viver.

Situação Cotidianas Escolares em quea sociologia é empregada. Podemos observar nas imagens várias situações onde a Sociologia da Educação poderia ser aplicada, já que a mesma busca não somente resolver ou apenas apontar o problema, mas sim identificar saber suas causas. Vemos desde uma ação onde o garoto joga o papel chão, demonstrando total falta de educação, falta de respeito ao próximo á sociedade, o outro menino indignado ao ver tal cena taca o papel na cabeça do primeiro, e o papel cai dentro do lixo, o segundo menino tem uma atitude até pior que o primeiro, a nosso ver o ideal seria falar, conversar, dialogar com aquele menino, tentando faze- ló entender que seria bom para ele e para outros que jogasse o papel no lixo, os dois estão errados porque talvez não tenham sido educados para agirem da maneira certa.

Na segunda e na terceira imagem, temos uma visão bem clara da ruim qualidade do ensino atual, sendo que muitos professores são meros fornecedores de conhecimento, se impondo de forma errada, para que exija uma educação de qualidade, está preciso ser prazerosa, tanto para o educador, quanto para o educando, é berrante a necessidade de transformação desse sistema educacional.

Na terceira imagem temos a demonstração de como o uso das tecnologias quando não são corretamente utilizadas desqualificam o sujeito,tanto no âmbito educacional, mas também. Podemos citar aqui como pessoa, pois este está tão acostumado a ficar conversando em frente daquela máquina que não sabe mais lidar com outras pessoas pessoalmente. Pela Sociologia da Educação podemos analisar fatos como esses, entre outros, buscar sua causa á fundo, para também buscar soluções dentro do âmbito educacional para solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com