TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Exames: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O mercado de bebidas movimenta anualmente milhões de reais no Brasil, em termos de faturamento e geração de empregos diretos e indiretos. Pode-se dividir esse mercado em alcoólicos e não alcoólicos, sendo os primeiros representados por aguardente, destilados, vinhos e cervejas, e os últimos por refrigerante, água mineral, leite, sucos, chá e café.

Dentre as bebidas alcoólicas, a preferência pelo consumo de cerveja predomina no mercado. Dados do Datamark (2010) apontam para um consumo per capita no Brasil, no ano de 2005 de 49 litros, contra 6 litros de aguardente e 1 litro de vinho e destilados. Pesquisas apontam que a cerveja, com tipo, aroma, textura e sabores diferenciados, produzida artesanalmente ou nas cervejarias, tornou-se uma rentável fonte de negócios no mercado brasileiro, consolidando-se na preferência dos consumidores e, por consequência liderando o mercado.

Capitalismo Monopolista

Capitalismo Monopolista ou financeiro surgiu após a Crise de 1929, e nesse período começou crescer várias empresas, devido à concentração e centralização das capitais: indústrias, Corretoras de Valores, Bancos, casas comerciais e etc.

A Grande concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões e corporações que levou a parti de fins no século XIX na monopolização de muitos setores econômicos.

Este novo cenário possibilitou o aumento da população e incentivou as empresas ampliarem seus negócios, desde então os bancos começaram a controlar grandes empresas, mas a maior característica do capitalismo financeiro foi a expansão imperialista.

A grande acumulação de capital da indústria é organizada de acordo com os trustes (fusão de diversas empresas do mesmo ramo), os cartéis (grupos de grandes empresas independentes que estabelecem entre si um acordo com o objetivo de controlar os preços ou o mercado de um determinado setor) e as holdings (empresa que domina o controle de ações ). A Holding não intromete na produção, mas recebe seus lucros pagos pelas unidades produtoras.

Principais pontos do capitalismo monopolista são: Desenvolvimento da tecnologia e da ciência, formando verdadeiros tecnopólos - centros industrias ligados a centros de estudo e pesquisa. Formação de grandes conglomerados financeiros e industriais. Maior dependência dos países pobres, aumento do endividamento externo, baseado na política do neocolonialismo.

Grande presença de capital especulativo, capital que gera renda e não produção (ações, títulos, precatórios…)

Do ponto de vista econômico, o período do pós-guerra foi marcado por acentuada mundialização da economia capitalista, sob o comando dos grandes conglomerados, agora chamados de multinacionais ou transnacionais. Foi o período de gestação das profundas transformações econômicas pelas quais o mundo iria passar, principalmente a partir dos anos 80, ou seja, o atual processo de globalização da economia.

Como objetivo vemos que agentes econômicos, privados ou estatais ou seja a burguesia buscam a reprodução do capital , a obtenção de lucros constantemente.

História

A história da FEMSA começa em 1890, com a fundação da Cervecería Cuauhtémoc em Monterrey, N.L., graças a um grupo de empresários, liderados por Don Isaac Garza, José Calderón, José A. Muguerza, Francisco G.Sada, e Joseph M. Schnaider. 1979 e fundada a coca-cola Femsa

Historia da Ambev.

A união da Antárctica com a Brahma ocorreu num momento em que o mercado brasileiro de cerveja começava a dar sinais de estagnação e o de refrigerantes apresentava um quadro de contínua perda de mercado das marcas líderes para as marcas independentes. A união entre a Companhia Antárctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma em julho de 1999, criando a AmBev – American Beverage Company ou Companhia de Bebidas das Américas –, foi apresentada como uma fusão entre iguais para aumentar a competitividade, ganhar escala para crescer e internacionalizar-se. Até a aprovação final em 30 de março de 2000 pelo SBDC foram várias as batalhas travadas contra concorrentes e 273 dias de esforços visando convencer os órgãos de análise, os consumidores e a opinião pública em geral sobre a importância estratégica da união das duas concorrentes para a economia brasileira, que deu origem à “primeira multinacional verde-amarela”.

Principais Aquisições

Principais Aquisições da Femsa

* Aquisição das franquias do México em 1979 e Argentina em 1994.

* Maior engarrafador Coca-Cola na América Latina com 35 plantas.

* Cotiza nas bolsas de valores do México (BVM) com o símbolo KOFL e de Nova Iorque (NYSE) sob o símbolo KOF.

* The Coca-Cola Company possui participação de 29.4% em Coca-Cola FEMSA.

* Vendas por US $8,939 milhões ($124,715 milhões de pesos MXN) até 31 de dezembro de 2011.

* Um dos engarrafadores de refrigerantes mais rentáveis do mundo.

* Conta com tecnologia de ponta em sistemas de informação para:

* Administração da cadeia de fornecedores.

* Sistema de pré-venda.

* Atendimento de aproximadamente 1,600,000 varejistas por semana na América Latina.

* Vendas de 2,600 milhões de caixas unidade em 2011.

* Atendimento a mais de 215 milhões de consumidores em 9 países da América Latina.

* +100 diferentes marcas de bebidas disponíveis aos consumidores.

* Pessoal: 78,900 (até dezembro de 2011).

Principais Aquisições da Ambev.

* 01/07/1999 Anúncio da criação da AmBev, resultante da fusão Antárctica/Brahma.

* 20/10/1999 Anúncio do acordo de licenciamento entre a Pepsi-Cola e a AmBev para a comercialização do Guaraná Antárctica em 175 países.

* 06/11/2000 Venda da marca Bavária e de seus ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com