TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia- Durkain

Monografias: Sociologia- Durkain. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

5- Sim, pois na escola, há uma interação entre indivíduos, de diversas classes sociais que se organizam e vivem sobre um sistema existente. E a educação é uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos a sociedade em vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas nos membros de grupos e transformadas em hábitos.

6- Ele exige que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise. Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito.

7-Explicar a sociedade e também encontrar soluções para os problemas sociais.

8- É um conjunto cultural de ideias morais e normativas, e uma crença em que o mundo social existe até certo ponto à parte e externo à vida psicológica do indivíduo.

9- Ele pode ser considerado um evolucionista, pois considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda (forma social simples), reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.

10- Solidariedade mecânica, era a que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social. A consciência coletiva exerce aqui todo seu poder de coerção sobre os indivíduos.

A Solidariedade orgânica é a da sociedade capitalista, que, os indivíduos se tornam interdependentes, essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas. Nas sociedades capitalistas, a consciência coletiva se afrouxa. Assim, ao mesmo tempo que os indivíduos são mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade e tende a desenvolver maior autonomia pessoal.

11-Não. A verdadeira ciência não deve-se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista. Porque os sentimentos pessoais nada têm de científico e podem distorcer a realidade dos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com