TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Suas Contribuições Para A Educação

Monografias: Sociologia E Suas Contribuições Para A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia e Suas Contribuições Para a Educação

O que é sociologia?

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

O objetivo de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estruturas, as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas e as leis, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

A sociologia irá permitir que possamos entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.

Toda sociedade possui mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (como o que deve ser obedecido e o que deve ser respeitado), hábitos e costumes. A sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar e explicar regularidades da vida social.

A sociologia é de fundamental importância para o educador compreender como ocorre o funcionamento e a estrutura da instituição educacional; a educação como processo social/global; os sistemas escolares; a sala de aula como um subgrupo de ensino; o papel do professor. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e das influencias exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

Já para o aluno, a sociologia permite uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, análise da escola como um grupo socialmente estruturado, observa a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos e estuda os padrões de interação entre escola e demais grupos sociais.

Bibliografia

DURKHEIM. E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

Alexandre Lobo https://sites.google.com/a/webhumanas.net/www/alienação

WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret,

2001.

KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com