TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Na Educação

Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  4.706 Palavras (19 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 19

Concepções da Sociologia da Educação

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais. Estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, onde seu principal objetivo é facilitar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, ou seja, uma ciência que estuda as questões culturais criadas pelos sujeitos para interagir e organizar a sociedade.

Somente no século XIX que a sociologia consolidou-se como ciência, mesmo diante das condições que mostraram seu desenvolvimento antes, através dos acontecimentos que atingiram a Europa desde o século XV, que foi as grandes navegações onde, foi descoberto o globo terrestre surgindo uma nova definição de território, definindo novos continentes comoÁfrica,ÁsiaeAmérica.

O Renascimento foi outro fato ocorrido no século XV-XVI, e foi considerado um ponto de partida para o surgimento da sociologia, onde houve um período de valorização humana, ou seja, o homem se torna o personagem principal, fato que foi chamado de antropocentrismo, onde foi valorizadas as artes e dos conhecimentos humanos.

A Reforma Protestante (século XVI) trouxe uma nova maneira de compreensão religiosa através de Martin Lutero, que criticou a religião católica que pregava que a salvação da humanidade ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé.

O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.

A Sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Émille Durkheim foi o criador da Sociologia da Educação. Para o sociólogo francês a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.

Segundo a sociologia da educação o processo educacional não pode ser separado do espaço da aprendizagem, ou seja, do ambiente em que acontecem as ações do cotidiano e de suas implicações. A escola deve abrir espaço para os alunos refletirem e analisarem sobre os acontecimentos do mundo e suas implicações e se posicionarem de forma politica. Dessa forma, haverá o desenvolvimento do educando através da sociologia.

Weber receberia também forte influência do pensamento marxista, que a essa época já havia penetrado o mundo político e universitário. A contrário do positivismo, que dava maior ênfase aos fatos, à realidade empírica, transformando geralmente o pesquisador num mero registrador de informações, a metodologia de Weber atribuía-lhe um papel ativo na elaboração do conhecimento.

A obra de Weber representou uma inegável contribuição à pesquisa sociológica, abrangendo os mais variados temas, como o direito, a economia, a história, a religião, a política, a arte, de modo destacado a música.

Segundo Durkheim, a sociologia da educação serveria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista, sem influência religiosa.A sociologia da educação começou a se consolidar por Marx e Engels, como o pensamento sobre as sociedades de seu tempo, criando uma relação de educação e produção. As concepções deles têm como início a revolução industrial, criando a educação politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo, acreditando que dessa relação nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”.

A Realidade Social é una, não se encontrando compartimentada. Mas para que todas as suas vertentes

Possam ser estudadas e aprofundadas com uma fácil análise pelas diferentes ciências, está artificialmente compartimentada. Todas as ciências sociais se ocupam da mesma realidade social mas são distintas entre si devido ao seu ponto de vista ou leitura própria, fornecendo uma visão parcelar da realidade. Se conhecermos todas essas visões parcelares, então obteremos uma compreensão mais correta e profundas do fenômeno social analisado, ou seja, a realidade social é tão complexa, tem uma tão grande diversidade de situações, de fenômenos, que é necessário recorrer a pluridisciplinaridade como atitude metodológica a tornar para a análise dos fatos e fenômenos sociais por forma a adquirir um conhecimento mais profundo e correto da realidade. A realidade é, portanto pluridimensional, pois é passível de várias abordagens.

A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas

No Brasil, um dos pioneiros na Sociologia da Educação foi Fernando Azevedo, signatário do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova em 1932, responsável pela Reforma do Ensino no então Distrito Federal (1927). Foi ainda um dos intelectuais responsáveis pela fundação da Universidade de São Paulo - USP em 1934. Associação Internacional de Sociologia possui o Comite de Pesquisas em Sociologia de Educação desde 1971.

A importância da Sociologia para os futuros docentes está,especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.

O significado de Sociologia e suas contribuições para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com