TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia de weber

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Disciplina: Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação

Professor:  Roure Ribeiro

Sociologia

 De

 Marx Weber

Pinheiro- ma

2017

Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Disciplina: Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação

Professor:  Roure Ribeiro

Anthony Ruan Rodrigues-2016048976

Camile Silva dos Santos- 2016034881

Iandra Regina Franca Pereira- 2016050802

Isabele Rodrigues Brito – 2016031558

Jorgelene Botão Abreu- 2016030541

Márcia Raiol Sousa – 23016050820

Maria Francisca Soares-2016046185

Rita de Cássia Nunes-2016034999

Vitor Rogério Sarges- 2016030550

Pinheiro- ma

2017

A sociologia compreensiva

  1. A noção de sociologia compreensiva

A sociologia se torna uma disciplina essencialmente formal a partir do momento que a definimos a partir de um processo enumerativo e quando passamos a definir os fatos sociais como um conjunto de estruturas da sociedade.

Para Emile Durkeim, a Sociologia pode ser dividida em morfologia social, que descreve as estruturas de forma geográfica, ecológica, demográfica etc.; e fisiologia social tem como principal foco o estudo do funcionamento dessas estruturas, para então descobrir as leis de sua evolução.  Para ele, o homem naturalmente cria falsas noções do que são as coisas que o rodeiam, mas não é através da criação de idéias que se chegará à realidade.

O fato de tanto Marx quanto Durkheim,os mais importantes autores ate aquele ponto, terem procurado demonstrar a existência de realidades sociais como coisas puras, dava a margem a que, sem maiores cuidados, muitos de seus seguidores interpretavam assim.

Weber investigou o individuo e a sua ação, não tirando dele suas estruturas e instituições sociais, pois só assim poderia observar as relações coletivas do homem existentes entre determinados grupos. O seu objetivo era sabe como o homem se comportava em sociedade e tinha suas relações na mesma. Analisar-se-á o cumprimento da Lei por parte do Direito e a compreensão sociológica, no sentido de que a ação social leva o ser social á pratica de determinado ato.

A Sociologia de Weber considera o individuo e suas ações como ponto chave da investigação. Evidencia que a compreensão dá-se a partir do sentido que o individuo atribui à determinada conduta.

Weber projetou uma sociologia que partisse da idéia de que o social não estava acima dos indivíduos e nem fazia parte de sua natureza, mas, estaria, sim, naquilo que mentalizassem quando agissem, ou melhor, nas ações em que levassem em consideração a conduta de outros. Para ele a tarefa da sociologia, seria, então, apreender os significados que norteiam essas ações. A seu ver os fatos sociais se desenvolvem por si sós, como se não houvesse participação do homem.

Weber em nenhum momento rejeita a concepção geral que se tem da Sociologia, de que se trata de uma disciplina cujo objetivo é elaborar relações gerais e fornecer um saber morfológico. E claro que ele não nega que a Sociologia trata se de fenômenos coletivos, mas o que ele afirma é o ponto de partida da analise sociológica só pode ser dado pela ação do individuo e que ela é individualista quanto ao método.

  1. A Compreensão

Entende a sociedade a partir da compreensão dos motivos visados subjetivamente pelas ações dos indivíduos. Para weber e impossível estudar a sociedade como as ciências naturais estudam os fenômenos da natureza. Os fenômenos sociais não ocorrem sempre da mesma forma. Isso porque o ser humano é subjetivo; tem valores, motivações,intenções e interesses próprios e particulares.

 Esse método naturalista não e o suficiente para abranger e compreender toda a conduta humana. Segundo suas concepções, ao invés de métodos explicativos, que trazem uma maior idéia de exatidão dos resultados, a Sociologia deveria prezar pelos métodos compreensivos, capazes de extrair os sentidos das ações e das relações sociais, pois para a interpretação por compreensão ser valida é preciso que a mesma vença equívocos da subjetividade e volte-se aos métodos de investigação cientifica. Ele não ignorar o método compreensivo elaborado pelos filósofos anteriores á ele. No entanto ele não se prende as questões puramente filosóficas defendidas pelos métodos, ele se volta para a validade de processo cientifico.

Existem diversos formas de compreensão que tende a favorecer tanto a inteligência estética quanto a experiência direta, porem nem todas são compatíveis com o rigor cientifico. A compreensão tem como objetivo particular estender o sentido de uma ação ou relação. Vale ressaltar que para compreender esse sentido Weber teria uma distancia entre a compreensão atual ou imediata e a explicativa.

A primeira compreensão baseia-se no processo de comportamento dos outros revelando as intenções imediatas. A segunda forma indireta se volta para o campo mais exato dos motivos dos atos na captação do sentido.  Compreender é entender a evidencia do de uma atividade. Compreendem-se com evidencia as experiências que revivemos, como por exemplo, os erros que também somos levados a cometer. Essa evidencia pode der perdida tanto pela intervenção de elementos externos não compreensivos ou pelo espanto psicológico quando se observa atitudes diferentes á uma mesma situação

Acontece também com a compreensão dos motivos, onde razões são considerados equivocados e os indivíduos são dominados por interesses contrários. Weber faz objeções quanto á medida puramente intuitiva renunciando uma precisão conceituosa. Ao ser ver a compreensão é um meio auxiliar tornando mais fácil a descoberta do sentido esperando ser confirmada pela imputação casual; sob essas condições a sociologia compreensiva pode estabelecer regras, por isso a posição dele nunca variou e deve-se explicar casualmente.

No método puramente naturalista, ao contrario do método histórico as relações e efeitos ficam humanamente diferentes. Weber diz mais, que nosso conhecimento só fica satisfeito quando o sentido visado é importante entender que a compreensão e a casualidade são limitadas á realidade infinita. A interpretação compreensiva em relação á observação casual, adquirido o grande custo. De certo há um beneficio existente. Os resultados da sociologia compreensiva são controláveis contendo uma relativa validade objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com