TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subcuturas Juvenis

Ensaios: Subcuturas Juvenis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

A Antropologia e o Mundo Contemporâneo: Cultura e Diversidade.

Omar Ribeiro Thomaz

Desde a antiguidade até os tempos atuais, o homem organiza-se em sociedade e questiona a si mesmo e o mundo em que vive.

Tem-se tentado explicar ao longo do tempo, as diferenças de comportamento entre os homens, seus pensamentos, sua visão de mundo, a partir de suas diversidades estéticas e culturais.

Sabemos que a todo um mistério que envolve civilizações do passado e suas culturas. Porém não precisamos voltar muito ao passado para notarmos grandes diferenças nas formas de organização social e manifestações culturais de nossos antepassados em relação as nossas.

Podemos citar o destaque e independência feminina, inaceitável dentro das normas culturais e sociais de algum tempo atrás. O fato também de existirem inúmeras culturas ao redor do mundo, podemos citar ainda, o fato que muitas atividades que são atribuídas às mulheres brasileiras, por exemplo, numa outra cultura podem ser responsabilidades masculinas.

Assim, dizemos que cultura é a capacidade que os seres humanos têm de dar significado às suas ações e ao mundo que os rodeia.

Cultura nada mais é que aprendizagem, código compartilhado por um grupo social. O elemento mais importante na formação do homem.

Há uma diversidade de códigos compartilhados, a diversidade cultural. Ela está em toda parte: nos continentes, países, no Brasil (diferenças regionais), até mesmo em sala de aula.

É essa diversidade cultural que torna importante conhecer tais manifestações. Um conceito adequado ajuda a lidar com a “diversidade” e não tratar a diferença como um problema.

Faz parte da natureza das sociedades usarem sua própria cultura como referencial para julgar a do outro. Mas tomando-se o devido cuidado, pois o etnocentrismo pode ser uma visão de mundo, preconceituosa.

O olhar etnocêntrico tende a colocar as diferenças culturais dentro de hierarquias: os mais atrasados, os “primitivos” e os civilizados. Essa visão consolida o preconceito e a opressão já vivida historicam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com