TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome de Pirandello

Bibliografia: Síndrome de Pirandello. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Bibliografia  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 3

Síndrome de Pirandello

A Síndrome de Pirandello é baseada no fato de que o individuo elabore uma realidade psíquica a partir dos conteúdos armazenados em sua mente. Muitas vezes o nosso nsubconsciente nos impulsiona em direção a comportamentos indesejados, sentimentos negativos e até mesmo omissão de fatos, ainda que nem sempre de maneira intencional. As técnicas psicológicas contribuem para que esses fenômenos mentais, traduzidos pelo nosso corpo, sejam identificados a fim de ajudar a sociedade e descobrir verdades.

Sintomas psicofisiológicos são facilmente analisadas nos casos citados no texto em estudo e também em nossa vida cotidiana. Por exemplo, o corpo, o cérebro e a mente são componentes das funções mentais superiores que desenvolve imagens mentais e as transformam em realidade psíquica influenciadora comportamento. Outro exemplo é a sensação e a percepção, são dois estímulos interligados que fazem com que as informações do mundo exterior e/ou o estado do organismo cheguem ao cérebro como imagem mental para que possa ser traduzido como estímulos sensoriais quando trazidos à consciência. É importante lembrar que os estímulos também possuem características e peculiaridades que são relevantes para a psicologia jurídica, sendo eles; características das sensações ( limiar inferior, superior, excesso de informações, estado emocional, estresse e influencia de substancias psicoativas), fatores que alteram a percepção ( captura visual, característica de cada estimulo, experiências semelhantes, conhecimentos do individuo, crenças e valos, emoções e expectativas e a situação em que a percepção acontece), fenômenos da percepção (organização perceptiva de figura e fundo, ilusões perceptivas) e o conflito.

Como uma ‘’ teia de aranha’’ existem alguns fatores que estão interligados e que quando compreendidos possibilita o entendimento mais aprofundado do comportamento humano. Pode-se citar a atenção, a memória, a linguagem, os pensamentos e emoções como o medo a paixão a raiva, a alegria e a inveja.

Tendo a emoção como regra do comportamento, é possível afirmar que não existem objetos emocionalmente neutros. O que pode fazer com que o individuo não preste atenção à alguma coisa pode ser o fato de não haver um entendimento do que aconteceu, a concentração voltada para outra atividade ou também, o fato de não receber um estimulo de intensidade suficiente para que a mente não o descarte. Isso faz com que nem sempre as lembranças sejam coisas reais pois existem mecanismos psíquicos que protegem a mente quando por algum tipo de emoção. Porem, algumas técnicas utilizadas por especialistas permitem que lembranças sejam identificadas através da reconstrução do contexto do acontecimento. Como exemplo pode-se citar a linguagem que condiciona o registro dos acontecimentos na memória, entretanto se for utilizada de maneira errônea poderá gerar emoções negativas no individuo.

Basicamente pode-se entender o sentido de muitas reações diferentes em cada pessoa, pois, segundo Klapan e Sadock ( p. 29) a emoção é ‘’ um complexo estado de sentimentos, com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais, relacionados ao afeto e ao humor.

Acredito que o capitulo da Síndrome de Pirandello possibilita ao leitor aprender técnicas para traduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com