TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS FUNÇÕES MENTAUIS (SÍNDROME PIRANDELLO)

Projeto de pesquisa: PRINCIPAIS FUNÇÕES MENTAUIS (SÍNDROME PIRANDELLO). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.072 Palavras (37 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 37

Resumo do livro de psicologia jurídica

José OsmirFiorelli

Rosana CathyaRagazzoniMangini

→ CAPÍTULO 1: AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES (A SÍNDROME DE PIRANDELLO)

O estudo das funções mentais superiores constitui a base para toda a compreensão dos complexos mecanismos por meio dos quais se desencadeiam os comportamentos e se estrutura a realidade psíquica de cada indivíduo. Trata-se de fundamentos para compreender de que maneira a mente humana constrói sua visão de mundo, percebe o que acontece, interpreta os fatos e comanda os comportamentos.

PSICOLOGIA → trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente, ou seja, de que elementos dispõe a mente para construir sua realidade.

As técnicas de psicologia contribuem para que as pessoas identifiquem elementos desconhecidos por elas, que as impulsionavam em direção a comportamentos indesejados, a incertezas e a angústias. Suas iniciativas de transformação bem-sucedidas constituem depoimentos da importância de se continuar a aperfeiçoar essa ciência, em franco desenvolvimento.

Estabelece-se, como ponto de partida, uma visão sistêmica dos fenômenos mentais que concorrem para formar as imagens das quais o cérebro se vale para compor os conteúdos com os quais o psiquismo trabalha.

→ O cérebro é o palco das funções mentais superiores ; o que a mente comanda não ultrapassa os limites de funcionamento das estruturas cerebrais e as possibilidades dessas funções, por meio do processamento do que ali se encontra armazenado. São elas:

a) sensação

b) percepção

c) atenção

d) memória

e) pensamento

f) linguagem

g) emoção

“Sensação” e “Percepção” constituem um processo contínuo que se inicia com a recepção do estímulo (interno ou externo ao corpo) até a interpretação da informação pelo cérebro, valendo-se de conteúdos nele armazenados.

a) Sensação= operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a elas.

→ Características:

» algumas pessoas experimentam sensações decorrentes de mínimas transformações fisiológicas em seus interlocutores (a impressão é que “advinham emoções”: ex: detectar se a pessoa está mentindo).

» a emoção afeta a sensação (ex: a pessoa sofre um “bloqueio” que a impede de ver, recordar etc).

» a sensação possui um limiar inferior, variável de pessoa para pessoa, abaixo do qual o estímulo não é reconhecível (a informação é ignorada pq a intensidade do estímulo foi insuficiente para produzir a sensação).

» existe um limiar superior acima do qual ocorrem danos nos mecanismos de recepção dos estímulos e/ou se atinge um “patamar de saturação”.

» informações em excesso deixam de ser registradas pq o cérebro não consegue administrar a totalidade e descarta uma parte delas.

» o estado emocional tb afeta os limiares da sensação. Ex: qdo se tem raiva de alguém, um som, um suspiro etc, são registrados com > intensidade.

» o álcool (e outras substâncias psicoativas) altera a interpretação dos efeitos de diversos estímulos (distância, temperatura etc). Ainda que se tome consciência do estímulo, a reação será inadequada.

» o estresse aumenta a sensibilidade a ruídos; alteram-se as descrições dos eventos e compromete-se a observação.

b) Percepção = realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência. O mesmo conjunto de estímulos gera diferentes percepções em diferentes pessoas, reagindo cada uma de uma maneira aos vários tipos de estímulos.

→ Fatores que afetam a percepção:

» captura visual: ocorrendo conflito entre a visão e os demais sentidos, predomina a percepção provocada pelo estímulo visual.

» características particulares do estímulo: intensidades, dimensões, cor etc, tudo o que permita estabelecer diferenças contribui para melhorar a percepção.

» experiências anteriores com estímulos iguais ou semelhantes (a prática melhora o reconhecimento de detalhes).

» conhecimentos do indivíduo (ex: um costureiro relata com precisão características de indumentária etc).

» crenças e valores: a percepção atua para confirmar a crença (ex: se a pessoa acredita que “todo político é desonesto”, percebe sinais de desonestidade nas propostas ou atos de qq político).

» emoções e expectativas envolvendo o estímulo ou as circunstâncias que o geram: o estado emocional afeta a percepção, a fixação de conteúdos na memória e a posterior recuperação deles (ex: situação em que jovens “surpreendem” os pais quando identificados como consumidores de drogas → na verdade, a família “ignora” os indícios dessa realidade).

» situação em que a percepção acontece: a situação combina com a expectativa (ex: esposa arma um escândalo pq encontra o marido almoçando em restaurante com outra mulher; o mesmo fato seria interpretado de outras maneiras em outro momento ou lugar).

OBS: percepção se aprende ao longo da vida; mas a capacidade perceptiva, se não exercitada, pode regredir.

→ Fenômenos da percepção :

1) relação figura-e-fundo: tal relação, comum a toda percepção, possibilita eleger uma porção mais definida e organizada – a figura – com um fundo coadjuvante, sendo que o cérebro dá prioridade ao que ocupa o lugar de figura.

2) Ilusão = percepção ou interpretação errônea de estímulos sensoriais externos reais. A influência da emoção sobre a percepção, produzindo ilusões, é reconhecida e notória; o estado emocional impede que os estímulos recebam adequada interpretação. Ex: há, com freqüência, ilusões perceptivas nos depoimentos de testemunhas de cenas de impacto emocional, pq

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com