TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates E A Auto-confiança

Monografias: Sócrates E A Auto-confiança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  1.524 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo vídeo Sócrates e a auto-confiança:

A idéia de pensar logicamente sobre nossas vidas pode nos ajudar a ficar mais seguros e independentes, menos conformistas e menos vulneráveis a opinião alheia.

Devemos criar confiança em nossas próprias idéias.

Temos algumas coisa em comum com as ovelhas sempre seguimos o rebanho e temos pavor de nos separarmos do grupo.

Mas porque seguimos cegamente os outros, em especial as pessoas importantes?

Porque pensamos que elas sabem o que estão fazendo.

Quem ocupa cargos de liderança tem razão. Era essa crença que Sócrates queria desafiar, conclamando-nos a analisar logicamente bobagens que ouvimos de autoridades, em vez de nos intimidarmos por sua aura de importância e aparente segurança.

Para decidir quando seguir as lideranças e quando discordar delas, Sócrates estava em posição Sócrates quando estava reunido com os mercadores e autoridades não ficava de conversa fiada ele abordava essas figuras importantes e fazia as perguntas fundamentais, querendo saber , basicamente , porque eles viviam da forma que viviam.

Conclusão: se você tiver a sorte ou a coragem de abordar figuras importantes e questiona-las sobre suas vidas vai descobrir inconsistências que nem de longe pareciam existir.

As pessoas tem medo de criar confusões por motivos errados.

Sócrates era um não-conformado, ele andava pelas ruas questionando as pessoas, suas crenças, ele não queria confusão queria entender.

Se quisermos podemos ter outras visões, perspectivas mas não estamos habituados ser questionados sobre nossas escolhas, Sócrates queria que superássemos a preguiça e a timidez, descobríssemos nossas crenças, e que pudéssemos defende-las

Auto-confiança

Sócrates não nos dá somente a confiança para desafiar ideologias dominantes, crenças e tradições. Ele também nos faz desenvolver nossas próprias crenças que podem ajudar a destacar na multidão, 5 etapas para a pessoa criar uma boa idéia, bastando segui-lás para chegar lá:

1º Pegue um conceito considerado verdadeiro pela maioria: EX todo casamento é feliz

2º Tente achar uma exceção

3º Se for possível encontrar a exceção o conceito deve ser falso ou impreciso

4ºAche uma nova definição que abarque a imprecisão

5º Continue repetindo o processo, tentando achar o máximo de exceções para o conceito escolhido.

Sócrates diz que “ Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”

Sócrates não era a favor de basear o conceito na vontade da maioria, para ele importava se o argumento tem lógica e é razoável, e é assim que devemos tomar decisões em vez de acatar a vontade da maioria.

Sócrates foi condenado a pena de morte, em uma audiência onde estavam muitas das figuras importantes com as quais ele debatia suas idéias, crenças, e nenhum deles ficou ao seu lado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com