TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates E Os Pré Socráticos

Trabalho Escolar: Sócrates E Os Pré Socráticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  4.191 Visualizações

Página 1 de 11

Aristóteles

Os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores, por exemplo, os problemas relativos aos fenômenos da lua e aos do sol e dos astros, ou os problemas mas relativos à geração de todo o universo. Ora, quem experimenta

uma sensação de dúvida e de admiração reconhece que não sabe. (...).

http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=29

Podemos dizer, portanto, que a filosofia é própria do ser humano que possui a capacidade de pensar e, pensando, se questiona e se admira com os fatos da vida. Interessante também notar que a filosofia é uma palavra de origem grega. Ela é constituída pela reunião de duas outras palavras gregas: “ philia” e “sophia”. O termo grego “philia” pode ser traduzido por “amizade”, “afeição”, “amor”. Já o termo “sophia” costuma ser traduzido por “sabedoria”.

É importante dizer que não existe uma única filosofia, mas sim filosofias, pois a multiplicidade de pensamento formou o que nós chamamos de tradição filosófica ocidental. A filosofia é como uma

viagem ao desconhecido!

TEMA I

A ORIGEM DO FILOSOFAR

I. Agora que você já sabe a origem do filosofar, exercite seus conhecimentos.

1. Identifique no texto do filósofo Aristóteles, apresentado anteriormente, o

que leva

o ser humano a filosofar? Você concorda com a posição do Aristóteles? Por quê?

De acordo com Aristóteles, o que levou o homem a filosofar foi a admiração que ele tinha para com as coisas. Essa admiração os deixavam perplexos diante das dificuldades mais simples, e isso gerou curiosidade. Sim, porque com a admiração veio a curiosidade de saber como aquelas coisas realmente funcionavam. Essa curiosidade permitiu aos homens a elaboração de teorias para tentar explicar tudo o que existe e o que acontece no universo.

2. A palavra filosofia possui um significado próprio e muito importante! Assim, explique qual a origem do termo filosofia e qual o seu significado.

A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. A Filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos, visando à verdade; porém, sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta.

Fonte: http://origem-da-filosofia.info/

3. Seria correto afirmar que só existe uma filosofia e que o filósofo é aquela pessoa que sabe todas as coisas? Responda e justifique a sua posição apresentada.

Não. Não existe uma verdade absoluta na filosofia, todas as

pessoas interpretam fatos de maneira diferente, portanto tem diferentes opiniões e diferentes "filosofias" de vida. O filósofo é aquele quem busca sempre saber mais sobre as coisas, mas isso não significa que ele saiba tudo. Os filósofos procuram questionar a si mesmos, para rever suas ideias e aprofundá-las cada vez mais, em busca de mais sabedoria.

TEMA II

A FILOSOFIA COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO

A filosofia é, pois, reflexo das indagações e inquietações daquele que se permite pensar e questionar-se.

Portanto, quem filosofa está aberto, de alguma forma, para o conhecimento de si mesmo, havendo, assim, a possibilidade do conhecimento do ser humano. E, será que se conhecendo, o ser humano pode transformar o mundo em que vivemos?! Se positiva a resposta, em que sentido pode ocorrer tal transformação?

Neste tema, vamos conhecer outro filósofo muito importante!

Já conhecemos o Aristóteles. Agora vamos conhecer um pouco do filósofo também grego e que viveu antes do próprio Aristóteles. Ele se chama Sócrates e é considerado um dos mais importantes pensadores. O pensamento do Sócrates é bastante simples! Ele desenvolveu um método, um caminho, por assim dizer, de fazer filosofia. Era o método de fazer perguntas. Repare que essa é uma importante característica da filosofia: apresentar as perguntas como ponto de partida para os debates.

Com esse método, chamado maiêutica, de origem grega, que significa “dar à luz”, Sócrates inovou e

incomodou muitas pessoas como alguns sofistas que não aceiram a sua forma livre, criativa e descontraída de fazer filosofia. Sócrates não estava preocupado em agradar as autoridades, nem mesmo demonstrar um saber ilusório diante das pessoas. Ele fez da vida uma busca pela sabedoria, atitude essa verdadeiramente filosófica.

Sócrateshttp://www.academus.com.br/group/socrates/forum/topics/o significado de conhece te a ti mesmo para-s-crates

Exercite seus conhecimentos

1. Sócrates foi considerado um dos maiores sábios da humanidade. Nada deixou escrito. Suas idéias foram divulgadas pela tradição que marcou a história da filosofia. O ponto de partida da filosofia socrática encontra-se no fato de que o primeiro passo em direção à verdade é o reconhecimento da ignorância.

Questão: com base no texto e no assunto estudado, extraia as possíveis características da filosofia de Sócrates

O método socrático consiste numa prática muito famosa de Sócrates, o filósofo, em que, utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica (levar ou induzir uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida) e pela ironia, levava o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que o seu conhecimento é limitado. Sócrates nunca afirmou saber tudo, e nos debates que participava, ele procurava vencer apontando falhas lógicas nos

argumentos dos outros.

Fonte: http://www.psicoloucos.com/Socrates/metodo-socratico.html

2. Apesar de Sócrates não ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com