TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates, Platão E Aristóteles

Exames: Sócrates, Platão E Aristóteles. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 11

• IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

A filosofia segundo Pitágoras, começou a perceber que se quiséssemos ter um conhecimento verdadeiro sobre as coisas, deveríamos ter uma postura reflexiva para com elas. E esta postura reflexiva significava questionar, confundir a própria vida com uma atitude crítica, ser um verdadeiro "amigo do saber", o que na língua dos gregos significa ser "filósofo".Na filosofia pitagórica, o filósofo é apontado, por meio de um simbolismo alegórico, como aquele que participa da vida como espectador dos acontecimentos, e não como aquele que se coloca em posição ativa no desenvolvimento de diversas atividades.

A palavra filosofia encontra-se mesclado a um clima de desenvolvimento da tensão entre ação e observação, ação está intimamente ligada a decisão,"não há ação sem decisão". Assim com todas as demais espécie de ação, a ação jurídica reclama decisão, a ação é uma resposta positiva ou negativa. Compreenda-se que a filosofia não é uma inimiga da ação, ela é grande aliada da ação no sentido de sua iluminação, investigar e não agir, é sua proposta. Ou até mesmo, agir racionalmente objetivando melhor conhecimento da ação humana, é está sua proposta. Enfim no lugar de decidir, sua proposta é de investigar, no lugar de agir, sua proposta é a de especular, no lugar de aceitar, sua proposta é de questionar.

Pois assim nasceu a filosofia, que tem seguido seu caminho pela história se ocupando de inúmeras formas, destruindo falsas crenças, nos ajudando a compreender a arte, a política, o pensamento, servindo de base para grande parte dos conhecimentos desenvolvidos pelo homem. Então o filósofo modifica indiretamente o mundo, pois seu rastro é sua marca impressa sobre as coisas e as pessoas, o filósofo age por meio do pensamento, seu modo de ação dá-se por meio de palavras, de idéias, de discursos, de escritos, que são formas sutis de atuação sobre a realidade, portanto por meio do pensamento que a intervensão mais direta do filósofo sobre o mundo.

• SÓCRATES:ÉTICA, EDUCAÇÃO, VIRTUDE E OBEDIÊNCIA

O polêmico pensador Sócrates uma das figuras mais emblemáticas da filosofia ocidental, Sócrates é um divisor de águas para a filosofia antiga. Estima-se que tenha nascido em Atenas por volta do ano 469 a.C. tumultuou a Atenas com sua iluminação filosófica e com sua maiêutica dialética. Dedicou sua filosofia à cidade-estado, Atenas, que era o centro das atenções do período, bem como aos cidadãos, enfocando sobretudo temas morais e antropocêntricos, sem deixar obra escrita, pois seus diálogos eram travados em praça pública. Condenado a beber do veneno cicuta em 399 a.C.,acusado de perverter a juventudee de propalar adoração a outros deuses, à sentença do tribunal popular resignou-se, tornando-se mártir histórico da filosofia.

O pensamento socrático é profundamente ético. Reveste-se, em todas as suas latitudes, de procupações ético-sociais, seu método maiêutico era baseado na ironia e no diálogo, tendo como finalidade uma parturição de idéias. Logo, para Sócrates, todo erro é fruto da ignorância e toda virtude é conhecimento. Daí a importância de reconhecer que a maior luta humana deve ser pela educação e que a maior das virtudes é a de saber que nada se sabe.

A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Ao contrário de fomentar a desordem e o caos, a filosofia de Sócrates prima pela submissão, ou seja, pelo primado da ética do coletivo sobre a ética do individual. Neste sentido, para esse pensador, a obediência à lei era o limite entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, onde residem as ideias de ordem e coesão, pode-se dizer garantida a existência e manutenção do corpo social. Trata-se da ética do respeito às leis,e, portanto, à coletividade.

Assim é que, em poucas palavras, o ensinamento ético de sócrates reside no conhecimento e na felicidade. Em primeiro lugar ética significa conhecimento, e em segundo lugar , a felicidade, a busca de toda a ética, para sócrates, pouco tem a ver com a posse de bens materiais ou com conforto e a boa situação entre os homens. O cultivo da verdadeira virtude, consiste no controle efetivo das paixões e na condução das formas humanas para a realização do saber, é o que conduz o homem à felicidade.

A influência imediata do ensino de Sócrates sobre a educação foi dupla. Em relação ‘ao conteúdo’ constitui uma exaltação, sem precedentes, do conhecimento. Isto coincidiu com idêntica influência dos sofistas, que proclamam dar conhecimento exigido pelas novas condições da época. Mas, justamente porque o conhecimento, para Sócrates, continha uma inevitável projecção moral, encerrava, também uma concepção muito mais ampla do que o conhecimento dos filósofos primitivos, do que a informação dos sofistas é mesmo do que a concepção moderna do conhecimento. Tal distinção, porém, era dificilmente percebida pelo povo em geral.

Para ambos, Sócrates e Platão, pouco progresso mental se obtinha do simples fato de ministrar conhecimentos. Aos métodos populares dos sofistas, que almejavam disseminar informações por meio de prestações formais, estes dois filósofos opuseram o método dialéctico ou de conversação. O objectivo desse método era gerar o poder de pensar. O seu alvo era formar espíritos capazes de tirar conclusões corretas, de formular a verdade por si mesmos, em vez de dar-lhes conclusões já elaboradas. Segundo Sócrates, ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência.

O grande pensador Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no própio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava outros a se concentrarem na amizade e em um sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população. Suas ações são provas disso: ao fim de sua vida, aceitou sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade. Acreditava que os seres humanos possuíam certas virtudes, tanto filosóficas quanto intelectuais. Dizia que a virtude era a mais importante de todas as coisas.

• PLATÃO: IDEALISMO, VIRTUDE E TRANSCENDÊNCIA ÉTICA

A principal parte do conjunto de premissas sócraticas vem desembocar diretamente no pensamento platônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com