TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TALES DE MILETO

Tese: TALES DE MILETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Tese  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 3

TALES DE MILETO

Tales de Mileto, fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano. Cultivou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. No plano da astronomia, fez estudos sobre solstícios a fim de elaborar um calendário, e examinou o movimento dos astros para orientar a navegação. Provavelmente nada escreveu. Por isso, do seu pensamento só restam interpretações formuladas por outros filósofos que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água. Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo de seu movimento (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. A cosmologia de Tales pode ser resumida nas seguintes proposições: A terra flutua sobre a água; A água é a causa material de todas as coisas. Todas as coisas estão cheias de deuses. O imã possui vida, pois atrai o ferro.

Segundo Aristóteles sobre a teoria de Tales: elemento estático e elemento dinâmico. Elemento Estático - a flutuação sobre a água. Elemento Dinâmico - a geração e nutrição de todas as coisas pela água. Tales acreditava em uma "alma do mundo", havia um espírito divino que formava todas as coisas da água. Tales sustentava ser a água a substância de todas as coisas.

TALES DE MILETO – VIDA, OBRA E IMPORTÂNCIA BIOGRAFIA:

Data de nascimento (624 a 546 a. C.). Pai da filosofia e da ciência – comerciante – político – filosófico – matemático – astronômico – engenheiro. Viagens ao Egito e à Babilônia com estudos do saber destes países.

FLASHES DE SUA PRODUÇÃO:

Teoremas: (afirmação que precisa ser demonstrada para se tornar evidente)

a) Uma circunferência é dividida em duas partes iguais por cada um de seus diâmetros.

b) Um triângulo isóceles possui no terceiro lado, na base, dois ângulos iguais.

c) Quando duas retas se cortam, os ângulos opostos são iguais.

d) Um triângulo está completamente determinado pela sua base e os ângulos das extremidades desta.

e) O ângulo inscrito numa semi-circunferência, é sempre um ângulo reto.

EXPERIÊNCIAS: - Medição da altura duma pirâmide no Egito, servindo-se dum bastão de comprimento conhecido e comparando este com o comprimento da sombra por ele produzido.

Com a mesma posição do sol a relação entre a altura da pirâmide e o comprimento de sua sombra deveria ser proporcional do bastão. Medindo a sombra se podia determinar a altura.

- Medição da distância de navios no mar por método semelhante.

- Explicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com