TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tales de Mileto

Tese: Tales de Mileto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  Tese  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Filosofia

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Tales de Mileto é considerado o pensador que inaugura a Filosofia. Ao analisar a postura deste filósofo, em função do conteúdo exposto na unidade 1 do livro didático Filosofia, é possível perceber a aplicação da autonomia, da reflexão, da crítica e da criatividade. Considerando tal tese, explique como a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade se fazem presentes na postura de Tales. Desenvolva sua resposta em no mínimo 10 e máximo de 15 linhas. (4,0 pontos)

Resposta:

Não é por acaso que Tales de Mileto é considerado o precursor da Filosofia, com o seu questionamento racional da natureza. Revolucionário, sempre investigando as causas e efeitos de tudo ao seu redor, Tales questionou as respostas existentes e buscou a compreensão de modo racional e explicações que atenderiam a totalidade dos seres. Sua postura está permeada com os procedimentos fundamentais da Filosofia. Primeiro no próprio ato de pensar sobre tudo que estava acontecendo ao seu redor buscando a explicação dos fatos Tales evidenciou autonomia, por exemplo, quando questionou: Qual o princípio que origina todos os seres? Demonstrou também reflexão quando repensando os próprios pensamentos e idéias investigou os efeitos e causas dos fatos buscando explicações lógicas. Este grande filósofo através da crítica questionou e julgou as explicações religiosas existentes e, com sua criatividade propôs novas idéias e explicações como, por exemplo, a explicação dada ao questionamento feito anteriormente: “a água como princípio em função do qual se originam todos os seres”.

2. A Lógica atenta-nos para a importância do raciocínio válido, aquele que é fundamental para estabelecermos relações claras, sistemáticas e rigorosas. Considerando a dedução e a indução como tipos básicos de raciocínios válidos, proponha uma dedução que aborde sua vida como acadêmico(a) e uma indução que aborde sua vida como futuro(a) profissional.

Primeiro raciocínio válido - dedução (âmbito acadêmico) (1,0 ponto)

. Os alunos que possuem bons professores aprendem rápido.

. Todos os professores da UNISUL são bons.

. Eu sou aluno da UNISUL.

. Logo, eu aprendo rápido.

Segundo raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com