TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tales De Mileto

Casos: Tales De Mileto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

O poço de Tales – O mundo numa gota d’água

É a idéia do reducionismo que é citada por Nicholas Fearn em seu livro, sendo apontado por ele o filósofo Tales como o primeiro filósofo reducionista.

Tales utiliza como exemplo a água para defender sua teoria do reducionismo, onde segundo ele, se examinássemos um determinado objeto de muito perto, ou seja, se reduzíssemos esse objeto ao mínimo encontraríamos água.

Para um melhor entendimento, Nicholas Fearn (2004) nos diz que, para entendermos o mundo, é necessário que coloquemos as coisas em termos de uma forma que possamos entendê-los, reduzindo-os até troná-los mais compreensíveis, pois é mais simples compreender os componentes que formam um sistema, do que compreendê-lo por completo.

O procedimento do reducionismo consiste em explicar um determinado assunto utilizando-se de outro singular.

O reducionismo tem como finalidade não apenas simplificar um assunto complexo, onde muitas das vezes essa simplificação torna-se perigosa, correndo o risco de haver uma supersimplificação desta, mas sim simplificá-lo de maneira que venha a se tornar mais inteligível, podendo assim obter um entendimento de forma mais clara e objetiva, como disse Fearn. “Tudo que a redução verdadeiramente “reduz” é a complexidade de uma explicação”. (FEARN, 2004, p.13). “Em geral, podemos compreender melhor uma coisa reduzindo-a e atentando para o nível de explicação que lhe é imediatamente inferior”. (FEARN, 2004, p.15).

É necessário fragmentarmos o complexo para que primeiro compreendamos os seus fragmentos, as suas partes, começando de baixo para que possamos compreendê-los inteiramente. “Descemos a níveis mais básicos de descrição para pôr em foco aquilo que fará toda a diferença em níveis mais elevados”. (FEARN, 2004, p.15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com