TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho Escolar: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  7.723 Palavras (31 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 31

INTRODUÇÃO

Ao longo dos séculos a humanidade e a contabilidade se fizeram presentes crescendo concomitantemente, porém, a contabilidade ainda de forma despercebida, e, de acordo com este crescimento se fez necessária, uma forma de se adequar a tantos percalços.

Sendo assim, este Trabalho tem como embasamento a evolução da contabilidade evidenciando a necessidade básica de se contabilizar os fatos que vinham crescendo com a complexidade do mercado e suas relações tanto financeiras quanto comerciais, visto que esta ciência acompanhou estas transformações, aumentando a sua integração com a sociedade e com isso, constatou-se que ambas estão ligadas desde as primeiras manifestações da humanidade buscando controlar, proteger e ampliar suas posses, com o registro dos fatos ocorridos.

Ademais, como as relações comerciais economicamente falando surgiu principalmente a partir da revolução industrial, nascem também outros desafios que se apresentam em relação à importância do controle contábil e a necessidade da negociação, da conquista de mercado.

Durante décadas o profissional contábil carregou o estereótipo de uma guarda-livros atrás de pilhas de papéis e com cara de maluco. Hoje, o profissional contábil é visto como um profissional antenado com a tecnologia, e sua maior arma não são os papéis e sim a informação. (HERNANDES, 2010, p.29).

Sendo assim, fica claro que o homem já utilizava mesmo que de forma rudimentar, o método contábil e que, com a evolução dos tempos foram surgindo novos e variados tipos de registros contábeis. Importa ressaltar que a necessidade de ampliação de mercado e conquista do devido valor profissional, surge à necessidade de aprimoramento desta categoria chamada de classe contábil.

• PROBLEMA

Neste cenário, encontra-se a contabilidade que é uma linguagem especializada e que não pode abranger todos os aspectos da atividade empresarial se contentando em descrever as características quantitativo-monetárias das diferentes operações.

Portanto, esta pesquisa traz como foco, o histórico, o pensamento e a evolução em torno dos instrumentos utilizados na contabilidade. Logo, com a intenção de evidenciar o desenvolvimento da contabilidade através das pesquisas realizadas, evidenciar-se-a os momentos da história, ... ?

• JUSTIFICATIVA

Com as transformações ocorridas na globalização do mundo, foi se desenvolvendo também a contabilidade, onde se pode ver nitidamente que ela segue lado a lado com essas variações, evoluindo-se e modernizando-se. As inovações tecnológicas são uma forma de contribuição expressiva para as mudanças na área da contabilidade, sendo assim, ...

• OBJETIVOS:

Geral

Apresentar de maneira sucinta a origem e a história da contabilidade, o pensamento contábil, a evolução e sua importância para as empresas no Brasil, juntamente com o desenvolvimento tecnológico mundial.

• Específicos:

 Ressaltar se os reflexos da evolução das Ciências Contábeis dentro das empresas.

 Analisar as idéias do pioneiro do pensamento contábil e dos principais pensadores, que deram origem à criação do método das partidas dobradas e a relação da capacidade e potencial dos profissionais da contabilidade atuais.

 ...

• METODOLOGIA

Trata-se de um método tipo pesquisa bibliográfica, considerando-se que a pesquisa deve estar pautada em critérios válidos e confiáveis. Utilizou-se também, livros, artigos e sites que tratam desse tema, para oferecer informações sobre a evolução da contabilidade, levando em consideração alguns de seus principais pensadores, bem como suas principais obras.

Aliás, a finalidade de se utilizar fatos históricos no campo da contabilidade até os dias atuais, é também, demonstrar as mudanças sofridas na contabilidade e o desenvolvimento das relações diante destas transformações, confirmando a importância dos negócios que envolvam questões patrimoniais.

Através de um passeio histórico será possível enxergarmos o valor da contabilidade na época presente, pois diante de sua evolução, e seu desenvolvimento das relações comerciais, viu-se a necessidade no aperfeiçoamento de alguma coisa que controlasse e mantivesse o registro das negociações, não somente nas transações comerciais, mas também acerca de quaisquer informações sobre o patrimônio, tanto de pessoas físicas como das pessoas jurídicas.

• ESTRUTURA

O trabalho encontra-se dividido de forma a abranger gradativamente o surgimento da contabilidade e ações tomadas pelo profissional contábil do século XXI.

O primeiro capítulo busca analisar os elementos e histórico evolutivo da contabilidade, no que tange ao conceito, evolução e história.

No capitulo 2 são demonstrados o método das partidas dobradas e sua realidade nas Empresas Contábeis, ...

Por fim, no capitulo 3 abordou-se...

1. ELEMENTOS E HISTÓRICO EVOLUTIVO DA CONTABILIDADE

1.1 Conceito e Evolução

Fundamentando-se a proposta deste estudo nos elementos e histórico evolutivo da contabilidade, nota-se que os mesmos se iniciaram concomitante ao início da civilização, portanto, a ciência contábil se fez presente na busca pela melhor forma de evolução.

Sendo assim, evidenciou-se através do escambo que era uma forma de comércio realizado através da troca dos pertences (objetos, alimentos) até a criação de uma moeda, partindo para o mercado em geral. Logo, isso ficou evidente porque havia uma certa relevância no patrimônio de cada indivíduo.

Importa ressaltar que a contabilidade surgiu com as primeiras manifestações de necessidade de o homem registrar os fatos ocorridos e a movimentação de seus pertences. E quanto mais ele evoluía mais essa necessidade aumentava, tornando a documentação do patrimônio de extrema importância.

Fato é que Gonçalves (1988, p.3) analisa a contabilidade como sendo “a ciência porque possui objeto determinado e método de investigação próprio. Estuda fenômenos que se verificam de forma universal, apresentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com