TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO CONHECIMENTO

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 (3,5 pontos)

Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, e mediante um texto/resposta de aproximadamente 10 (dez) linhas, explique se é possível afirmar que o conhecimento, de uma maneira geral, tem um caráter definitivo, pronto e acabado, isto é, se existe um conhecimento totalmente seguro e, por isso mesmo, merecedor de todo crédito?

Questão 2 (3,0 pontos)

O conhecimento filosófico e científico estão entre os mais importantes na geração do progresso humano. Inicialmente, os filósofos gregos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. Por isso CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

Questão 3 (3,5 pontos)

A idade média é conhecida como a “idade das trevas” por causa de alguns fatos ocorridos neste período que perturbaram o avanço e a geração de conhecimento. O filósofo iluminista, Immanuel Kant, (século XVIII), chegou a definir a Idade Média como sendo o período da menoridade intelectual do homem. Por isso, realize pesquisas sobre o Santo Ofício da Igreja Católica, também conhecida como Inquisição e, mediante um texto de aproximadamente 15 (quinze) linhas, mostre como ele atrasou o desenvolvimento do conhecimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com