TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE CONHECIMENTI

Pesquisas Acadêmicas: TIPOS DE CONHECIMENTI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

Analise e interpretação do texto :

1 – Faça um esquema(colocar em tópicos) dos quatro tipos de conhecimentos aprendidos.

CONHECIMENTO EMPÍRICO – Também conhecido como “vulgar”, por ser adquirido ao longo da vida e usado no cotidiano, ele esta embasado na experiência da vida própria ou transmitida por alguém. Geralmente é o resultado de experiências de erros e acertos. Pode também fazer parte das tradições de um povo e passar de geração à geração. Exemplo deste conhecimento podemos citar o dia a dia de um agricultor ele conhece a terra onde é melhor para plantar o milho, a outra planta o café, o feijão.....etc. ele até interpreta o significado dos ventos dizendo: “ este vento que vem do sul, vai trazer uma chuva que vai ser ótima para esta lavoura.” Ou “ este vento que vem do oeste vai trazer um péssimo inverno.” Ele conhece aonde pode furar um poço que vai ter agua. Ele conhece as arvores como podá-las para melhor dar o fruto.

Outro exemplo bem presente que conhecemos e vivenciamos no nosso cotidiano é a informação que nossos pais nos passam que já vieram de nossos avós e assim foi pelos vindo pelos antepassados, é que quando temos uma dor de barriga, uma cólica ou algum outro tipo de mal estar, nós lembramos logo de ir na farmácia, mas a mamãe ou a vovó ja lembra logo de um remedinho caseiro, que provavelmente nunca foi provado nada cientificamente a respeito de sua eficácia, mas pelos conhecimentos a vovó diz que ele é bom para isto ou aquilo e bebemos e muitas vezes nos sentimos curados. Isto acontece muito na Amazônia, que ainda por tradição eles praticamente se curam com as ervas que existem na região.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO – Trata-se de um estudo e investigação sobre um tema específico. O tema a ser estudado e investigado seguirá uma metodologia rigorosa que deverá ser obedecida, caracterizando-se por três propriedades: demonstração, universalidade e objetivo.

Metodologia é uma palavra composta por três vocábulos gregos: metà (“para além de”), odòs (“caminho”) e logos (“estudo”). O conceito faz alusão aos métodos de investigação que permitem obter certos objetivos numa ciência. A metodologia também pode ser aplicada à arte, quando se efectua uma observação rigorosa. Como tal, a metodologia é o conjunto de métodos que regem uma investigação científica ou numa exposição doutrinal. Por outras palavras, a metodologia é uma etapa específica que procede de uma posição teórica e epistemológica, para a seleção de técnicas

Concretas de investigação.

A Metodologa que organizará e orientará a atividade cientifica, encaminhando à obtenção de um novo conhecimento cientifico que transforme a realidade (Salomon, 1999).

Segundo Lakatos (1991), “ os conhecimentos de hoje se sustentam, em grande parte, no aperfeiçoamento, na correção, expansão ou substituição dos conhecimentos do passado". Segundo esta informação então podemos dizer que o conhecimento científico muitas vezes pode estudar e investigar um tema do conhecimento empírico, com o objetivo de provar o seu resultado cientificamente.

Como exemplo deste assunto posso citar uma reportagem que assisti a pouco tempo atrás num canal de televisão. Estão tentando comprovar cientificamente um tema do conhecimento empírico, o estudo das ervas medicinais no tratamento de várias doenças. Inclusive o governo já esta investindo nisto e tem laboratório desenvolvendo os remédios a base de plantas e ervas e já estão distribuindo para a população.

Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO: Este conhecimento se distingue completamente do conhecimento científico, porque ele não obedece ao método da experiência para que um tema seja provado. A filosofia busca compreender a essência do tema fazendo lhes perguntas e não se preocupando com a resposta. Neste conhecimento a preocupação não é explicar o fenômeno e sim refletir sobre ele.

Segundo Jaspers (1965), ele diz que somente o conhecimento filosófico nos pode libertar da prisão do mundo científico.

O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com