TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Organizações

Ensaios: Teoria Das Organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

1- As teorias nos dão um ponto de vista diferente sofre situações do cotidiano, junto a isso percebemos que não há uma teoria geral, unificada. Precisamos nos manter atualizados e familiarizado com cada uma das principais teorias existentes tendo em mente que uma nova teoria não anula sua antecessora e sim a complementa.

2- Escola Clássica :

- Visando o aumento na produção, foram desenvolvidas técnica que aumentassem a produção com vista no bem estar do funcionário. Algumas técnicas como a diminuição da jornada de trabalho, abolição do trabalho infantil , aumentos salariais e subdivisão do trabalho em setores e habilidades visando um melhor aproveitamento do funcionário e de suas facilidades de trabalho.

Escola Comportamental :

-Como a escola Clássica não supriu E todas as expectativas de harmonia entre produção e local de trabalho, novos pensadores , ligados área de sociologia e psicologia , começaram a ajudar os administradores a lidar com o lado mais humano de suas organizações, dando uma atenção especial a seu funcionário e tendo como resultados um aumento na produção.

Escola Management Science :

- Com o inicio da aplicação da tecnologia na área militar, logo após essa tecnologia começou a ser aplicada na organizações , com o intuito de aprimorar os trabalhos e diminuir custos , com base em cálculos e estudos específicos para cada organização. Os novos softwares por sua vez agilizarão os cálculos gigantescos e dinamizarão a sua demonstração.

3- Taylor passou a observar e a cronometrar os tempos gastos em cada faze da produção de algumas empresas , após desenvolveu alguns métodos que visavam recompensar e incentivar os melhores funcionários . Taylor otimizou a produção diminuindo a carga horário e despondo de descansos entre as jornadas de trabalho , isso junto a seleção dos melhores funcionários, Taylor conseguiu diminuir o número de pessoas no quadro de funcionários e aumentar a produção e a qualidade final dos produtos .

4- Sim , Taylor afirmava que precisavam de uma ‘ revolução mental ‘, que ao invés de trabalhadores e administradores ficassem discutindo quais seriam seus lucros , ambos deveriam que preocupar com o aumento da produção . Com o aumento da produção todas sairão ganhando .

5- Follett afirmava que para um com convívio dentro das organizações ambos os lados dirigentes e subordinados , o poder , em certa parte , deveria ser compartilhado , ambos deveriam ceder em alguns aspectos para que o convívio em grupo fosse um sucesso .

6- Remuneração , espirito de equipe e disciplina, creio que esses princípios são indispensáveis nas organizações atuais. A boa remuneração estimula o colaborador que por consequência produz e gera maiores lucros. O espírito de equipe é indispensável, uma organização onde se tem um bom convívio social e existe a ‘parceria’ entre os funcionário, a produção e a qualidade de trabalho são superiores. Aliado a esses princípios , a disciplina vem a fortalecer o elo entre colaboradores e organização.

7- Após muitos teste Mayo concluiu que além dos aspectos econômicos os funcionários também são estimulados com os aspectos social, como o aumento de produção por um funcionário que recebe uma atenção especial, esse efeito foi chamado de Hawthorme .

8- O modelo social concebe a organização com um meio deliberado e racional de alcançar metas conhecidas. Os objetivos organizacionais são explicitados (com por exemplo a maximização dos lucros), todos os aspectos e componentes da organização são escolhidos em função de sua contribuição ao objetivo e as estruturas organizacionais são cuidadas para atingir a mais alta eficiência, os recursos são adequados e alocados de acordo com um plano diretor, todas ações são apropriadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com