TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Hawthorne

Artigo: Teoria De Hawthorne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 TEMA 4

2 JUSTIFICATIVA 4

3 PROBLEMA DE PESQUISA 5

4 OBJETIVO 5

4.1 Objetivo Geral 5

4.2 Objetivo Específico 5

6 HIPÓTESES 5

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

8 METODOLOGIA 7

8.1 EXPERIÊNCIA EM HAWTHORNE 7

8.1.1 Os Estudos da Iluminação 7

8.1.2 Os Estudos do Programa de Entrevistas 8

8.1.3 Os Estudos na Sala de Montagem de Terminais 8

8.1.4 Conclusões da Experiência de Hawthorne: 8

8.1.5 Críticas ao Experimento 8

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

10 REFERÊNCIAS 11

1 TEMA

O comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações. Por isso reagem e respondem a seu ambiente, seja no trabalho seja fora da organização. Tentando combater o excessivo mecanicismo, na década de 1930, com a Teoria das Relações Humanas de Mayo, é abordada a ênfase nas recompensas sociais como forma básica de motivação.

2 JUSTIFICATIVA

As pessoas são os principais recursos das organizações, por isso as empresas precisam valorizar seus empregados, desenvolvendo e mantendo a qualidade de vida no trabalho, administrando as mudanças e incentivando políticas éticas dentro das organizações. O trabalho tem por objetivo aprofundar-se na Experiência de Hawthorne.

O Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA, em 1927, realizou a Experiência de Hawthorne numa fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, que analisou os níveis de fadiga, acidentes laborais, mudança de turno e as consequências das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional. Elton Mayo era médico e pertencia a uma equipe de Harvard, sua especialidade era em psicopatologia. Mayo conduziu experimentos relativos à produtividade e condições físicas no meio de produção, segundo a sua tese, quanto maior fosse a iluminação maior seria a produtividade do trabalhador. A fábrica em questão produzia equipamento e componentes telefônicos, onde havia altos níveis de ocorrência de fadiga, acidentes de trabalho, excesso de trabalho e más condições de trabalho.

O tema do presente trabalho definiu-se observando a importância da temática “Ênfase nas Experiências de Hawthorne”, como sendo um dos assuntos relevantes para o comportamento social dos empregados, o nível de produção, a remuneração, a importância do cargo e a relações humanas compreendendo a todos os setores da atividade humana. O presente trabalho está aplicando a importância que tem as experiências em toda atividade do homem e da mulher, seja ela, individual ou coletiva, privada ou pública. Justifica-se a escolha do tema com intenção de identificar e apresentar os princípios básicos da Escola das Relações Humanas com base na Experiência de Hawthorne.

3 PROBLEMA DE PESQUISA

O que é mais importante em uma organização para um bom desenvolvimento dos seus colaboradores?

4 OBJETIVO

4.1 Objetivo Geral

Analisar a organização informal dos operários com base na experiência em Hawthorne.

4.2 Objetivo Específico

Estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade de pessoal, e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Essa experiência foi também motivada por um fenômeno apresentado de forma severa à época na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, a alienação, o alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no meio trabalhístico.

6 HIPÓTESES

O conflito aumenta a dispersão grupal. Com o aumento da coesão aumenta a pressão social para que as pessoas se conformem aos objetivos do grupo ou da parte envolvida. Isso diminui a liberdade individual, fazendo com que o grupo perca eficácia quanto ao seu desempenho.

Os indivíduos e equipes em uma organização dependem uns dos outros para desempenhar suas atividades. A interdependência existe na medida em que uma equipe não pode realizar seu trabalho sem que a outra realize o seu. Todas as pessoas e equipes de uma organização são interdependentes de alguma forma. Quando as equipes se tornam altamente interdependentes, surgem oportunidades para que uma equipe auxilie ou prejudique o trabalho das outras.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O princípio, a seguir estudado, nasceu da necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Para que o capital humano fosse valorizado, discutiu-se muito até se chegar no alcance da maturidade. O caminho percorrido pela discussão tem sua origem na experiência de Hawthorne. A partir daí desenvolveram estudos, especificamente para o comportamento humano no trabalho e para as técnicas de motivação e cooperação espontânea, visando alcance dos objetivos da organização. Afirma-se que o ser humano tem necessidade e desejos básicos que precisam ser atendidos para que haja elevados índices de produtividade. Segundo Idalberto Chiavenato as empresas que investem nas pessoas são as que se sobre saem no mercado. É preciso qualificar e treinar os funcionários, pois como o Brasil apresenta um índice dramático na educação encontramos profissionais com baixo preparo escolar. Chiavenato ressalta que as empresas necessitam de funcionários que usem e desenvolvam o seu talento. As organizações procuram por estrategistas, esse é o grande foco, encontrar pessoas que possam ter uma visão ampla que possa prever situações decorrentes de ações que estão sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com