TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Conhecimento 1

Monografias: Teoria Do Conhecimento 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

1) Com base na leitura da Seção 1 (Uma definição de Ciência) do capítulo Ciência, Tecnologia e Arte, destaque três características da ciência e diga porque considera-as mais importantes. Depois responda e justifique se as mesmas (características) são capazes de resumir a ideia de ciência.

De forma resumida, consideraria o conhecimento científico como objetivo, factual e metódico, pois por meio da busca pela verdade (ou ao menos pela verossimilhança entre as partes) contida nas coisas naturais e humanas o sujeito (pesquisador) se depara com fatos que se referem exatamente aos fenômenos naturais e físicos que circundam a vida. Diante disso surge o caráter metódico, que examina o objeto por meio de etapas ordenadas e pré-estabelecidas. Não acredito que esta possa ter sido uma definição completa do tópico, contudo se pensarmos em ciência de maneira muito básica e simplificada, penso que estas características podem sim delimitar a ideia.

2) Por que o diálogo entre tecnologia, ciência e arte não pode ser separado do contexto social, político e ideológico que nos rodeia? Qual o risco que se pode correr uma vez isoladas do mundo em que vIvemos?

Desde o surgimento da ciência, esta se propõe a servir como agente facilitadora à vida cotidiana do homem. Considerando sua crescente evolução, já se torna impossível desvincular ciência, tecnologia e arte entre si (basta notarmos a infinidade de aparatos tecnológicos utilizados nos mais variados estilos musicais e artísticos em geral, assim como aparatos e aparelhos que facilitam pesquisas e análises laboratoriais que foram elaborados por também cientistas, entre outros) assim como a influência que isto exerce na maneira com que levamos nosso dia a dia, nos relacionamos uns com os outros e com o mundo, nos desenvolvemos enquanto sociedade e interagimos enquanto diferentes tipos de sociedades ao redor do globo (veja relações como as da Coréia do Norte e do Sul, onde uma, Capitalista, conta com benefícios tecnológicos e financeiros, vida urbana moderna e sociedade contemporânea enquanto a outra é isolada do mundo e está ‘parada no tempo’). Em caso de isolamento este seria exatamente o problema: no mundo globalizado, os países, de maneira isolada, não são mais autossuficientes. Uns dependem dos outros tanto tecnológica, quanto científica, social, política, financeira e até culturalmente. Uma sociedade que não fizesse mais todos estes intercâmbios estaria como estacionada no tempo, como é o caso de alguns países que experimentam regimes políticos alternativos, são embargados por blocos político-econômicos e assim passam a se desenvolver em muito menor escala, tanto financeiramente quanto em termos de produção intelectual, científica.

3) Qual relação que se pode estabelecer entre as ciências factual e a formal? Elas não se complementam ou podem estabelecer diálogo entre as mesmas (ciências)? Discorra sobre este assunto.

As ciências factuais, ou seja, observáveis, estabelecem relação com a ciência formal no sentido de que esta ‘verbaliza’ a primeira. Em ciência, todo fato observado precisa ser testado, comprovado e para isto é preciso uma espécie de ‘agente comprovador’. Nesse sentido, entendo que a ciência formal atua como instrumento possibilitador, já que para comprovar teorias das ciências naturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com