TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Conhecimento

Artigo: Teoria Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  208 Visualizações

A base da filosofia de Heráclito é que "tudo se move", "tudo escorre", nada é permanente, imóvel e fixo, tudo muda e se transforma , sem exceção: "Não se pode descer duas vezes o mesmo rio"

-Parmênides aponta para o principio de não-contradição, ou seja, afirma a impossibilidade e que os contrários coexistam ao mesmo tempo. E os dois contrários supremos são precisamente o "ser" e o "não ser": Havendo ser, é necessário que não haja o não-ser. O ser é imutável e imóvel, não tem um passado, pois o passado é aquilo que não é mais e não futuro porque o futuro é aquilo que ainda não é, sendo por tanto um "presente" eterno, sem início nem fim.

-Na juventude, Platão tinha uma característica mais socrática e na maturidade desenvolveu a sua própria concepção, conseguindo conciliar as diferenças "do ser" e "do ser não é".

Platão concluiu que Heráclito estava certo em considerar que nada é perfeito, bem como nada é permanente. Por sua vez, também concluiu que Parmênides também estava certo, quando afirmava que o ser é imutável e imóvel, pois o passado é aquilo que não é mais e o futuro porque o futuro é aquilo que ainda não é.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com