TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Conhecimento

Relatório de pesquisa: Teoria Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Detendo o título de “berço do capitalismo”, a Inglaterra foi o primeiro país do mundo a se industrializar, no século XVIII, por meio da mecanização dos seus sistemas de produção. Isso apenas foi possível devido a presença de alguns fatores, como a posição geográfica insular do país, a política econômica e os recursos naturais – grandes jazidas de carvão e ferro, por exemplo – lá encontrados, que foram essenciais para o contínuo avanço em sua industrialização. Também a disponibilidade de mão-de-obra barata e a grande reserva de capital feita durante o período de colonização e exploração das colônias inglesas proporcionaram ao país a possibilidade de financiar o desenvolvimento industrial.

No entanto, os ciclos na economia são constituídos por períodos de expansão, decréscimo, estagnação e depressão. Com a deflagração da primeira guerra mundial, e com a multiplicação do fordismo e do taylorismo como técnicas de produção – visando a maximização da produção e dos lucros –, a supremacia até então pertencente à Inglaterra passou aos Estados Unidos da América, antiga colônia inglesa, que além de não sofrer com a devastação da Grande Guerra em seu território, ajudou (e lucrou com) a Europa em sua reconstrução no período pós guerra.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/País estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

BRASIL

O Brasil avançou muito em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A meta de reduzir a fome e a pobreza extrema até 2015 à metade do que era em 1990 foi alcançada em 2002. Em 2007, a meta nacional de reduzir a pobreza para ¼ da de 1990 também foi cumprida e superada em 2008. O Programa “Brasil sem Miséria” potencializou esse esforço.

Houve avanços em termos de acesso e rendimento escolar de crianças e jovens no Brasil. Em 2009 o investimento em educação básica foi de R$ 114,3 bilhões em 2012, um aumento de 19,12% em relação a 2011.

Entre 2003 e 2011 a população economicamente ativa feminina cresceu 17,3%, enquanto a masculina apenas 9,7%. Em 2011 a remuneração média feminina passou a corresponder a 72,3% da masculina, situação menos desigual que em 2003, quando esta proporção equivalia a 70,8%.

A taxa de mortalidade infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com