TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Porque o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

A ciência e a filosofia surgem para desmistificar o mundo e as concepções até então construídas pela religião, pelos mitos e pelo senso comum.. Elas nascem juntas para deixar de lado as metáforas e as analogias e vão usar de um preceito básico: A demonstração através da racionalidade.

Tanto que os cientistas antes eram chamados de filósofos.

Mas, a partir do século XVII a Ciência se afasta da filosofia. e se aproxima da técnica.

A ciência é empírica, experimental e metódica, a filosofia não tem essa preocupação. Para filosofar não é preciso necessariamente fazer experimentos e utilizar de determinados métodos como na ciência.

Como também a ciência apresenta-se como um conhecimento totalmente claro e preciso enquanto a filosofia não. Ela se caracteriza mais pela liberdade em relação a esses preceitos que são indispensáveis na ciência.

Conclui-se que a filosofia está sofrendo uma perda de identidade, pois a filosofia é teórica, apresentando perguntas, já a ciência já surge com todas as respostas.

A- Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja o que é conhecimento?

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico.

B- Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.

O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento. O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.

Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduz à sensibilidade, é um ser que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem. Os animais não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida.

C- Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.

Faz com que o estudante universitário trate de buscar princípios explicativos, ter uma visão da realidade, investigar o conhecimento, ser mais objetivo e também possuir poder de crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com